Ele esteve acompanhado de professores e alunos da instituição e também da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Mônica Pesciotto de Carvalho, da Secretária de Educação Encarnação Manzano e do educador ambiental Abílio Calile Junior.
O plantio faz parte do projeto Maritaca, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Saev Ambiental, em todas os Cemeis e CEMs da cidade. Entre as espécies estão: aroeira pimenteira, aldrago, lofantera e acácia amarela.
Criado em 2003, o projeto Maritaca aborda questões ambientais na educação infantil e fundamental. Ao longo dos 14 anos de iniciativa, já plantou mais de 35 mil mudas na área urbana do município. Só este ano foram plantadas cerca de 300 árvores.
As mudas usadas fazem parte do projeto Sementes do Futuro, desenvolvido também pela Prefeitura em parceria com a Saev Ambiental, que cultiva mudas no viveiro do Horto Florestal e promove aos adolescentes entre 16 e 17 anos, complementação da educação regular através de atividades educacionais nas áreas ambiental, cultural e saúde.