Prefeito João Dado fala sobre “memes” pós-boato de morte em acidente

A Folha Regional participou da coletiva de imprensa com o Prefeito João Dado na tarde desta sexta-feira (14/09), no auditório do Centro de Cultura e Turismo de Votuporanga. O prefeito comentou sobre a tentativa de golpe em comerciantes da cidade utilizando o seu nome e também da notícia falsa de morte em acidente na Euclides da Cunha.

Tentativa de golpe em comerciantes

Segundo o Prefeito João Dado, estelionatários estão entrando em contato, por meio de ligações telefônicas, com empresários solicitando depósitos de variadas quantias com a justificativa de que os valores seriam destinados para eventos ou ações de benefício público. Pelo menos, quatro empresas teriam sido alvos da tentativa de golpe na cidade. “Eles conseguem os dados pelo portal da prefeitura, onde nós publicamos as licitações e lá tem os nomes das empresas”, comentou o Prefeito.

O número de telefone utilizado pelo golpista é o (17) 99611-6509.  A Prefeitura de Votuporanga obteve a informação de que o mesmo golpe foi registrado em Guaxupé – MG e Olímpia – SP com o mesmo número de telefone e os mesmos argumentos, sempre em nome do prefeito da respectiva cidade. Até o momento, não há registros de que algum empresário tenha atendido ao pedido dos golpistas. 

Notícia de falso acidente

O Prefeito lamentou o ocorrido e disse que foi acordado por amigos e parentes que se preocuparam em saber o ocorrido. “O meu telefone não parou a madrugada toda, e respondia: eu estou vivo, eu estou vivo!”. Segundo relatou, Dado foi orientado por Emerson Bortolaia, do Votunews, para gravar um vídeo e tranquilizar a população: “O Emerson me ligou e disse para que eu gravasse um vídeo, mesmo sem saber fazer isso direito, eu gravei, até de pijama”, “Também pedi para avisar a minha esposa para não ficar assustada” afirmou o prefeito.

O prefeito ainda disse não descartar “questões políticas” por trás do ataque e que está investigando para chegar à origem da postagem. “A postagem foi compartilhada num grupo de anúncios, Fechou Negócio Votuporanga, que tem milhares de pessoas, um tal de Vardeley William compartilhou o link, mesmo a pessoa sendo Fake, é possível rastrear a origem da postagem”.

A reportagem da Folha Regional entrou em contato com o site responsável pela postagem: Passe Digital, mas não tivemos resposta. Pesquisando sobre o site, descobrimos que é “portal colaborativo de artigos” e que qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente para colaborar com conteúdo. Sobre o Fake, Vardeley William, ele não aceitou o nosso pedido de amizade e não respondeu as mensagens enviadas pelo Facebook. O Fake não tem “Não tem amigos para mostrar” no Facebook e conta com mais de 180 seguidores. O Fake ainda está dentro de dezenas de grupos e curtiu várias páginas, inclusive da empresas responsável pelo site Passe Digital – AnuncieAD

Sobre os “memes”

Após o boato, alguns “memes” começaram a circular no WhatsApp e em grupos do Facebook. O repórter da Folha Regional, Alexandre Ferreira, perguntou ao prefeito se ele já tinha visto os “memes” e o que achava disso. Dado respondeu que viu sim, que tinha alguma coisa haver com “São Pedro”, “Portões Abertos”.  Segundo o Prefeito “Usar uma lei e associar a um boato sério desse, é triste. Política”. “Pode também ser uma dessas pessoas que compartilham isso que postou a notícia falsa, e é uma forma da polícia investigar e chegar no autor desta mentira”, concluiu.

Similar Posts

%d bloggers like this: