Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz, mas para os homens, o serviço é obrigatório .O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. O período de alistamento começou no dia 1º de janeiro, com a prestação do Serviço Militar em 2018. Caso perca a data, dá-se o adiamento de incorporação, ou seja, o jovem se alista agora, mas somente participa da seleção no ano que vem para prestar o SM no ano seguinte.
Para se alistar, basta levar a Certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público); comprovante de residência (ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante) e uma foto 3×4 recente. Mais informações podem ser obtidas na Delegacia do Serviço Militar, Rua Minas Gerais, nº 3612 – Centro Administrativo – Patrimônio Velho, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h.
Cerimônia
No último sábado, o prefeito João Dado e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho, participaram da cerimônia de entrega da Boina Verde aos Atiradores, oportunidade em que também foram apresentados os jovens da primeira turma do projeto Soldado Mirim e entregues os braçais aos novos Monitores, que concluíram o Curso de Formação de Cabos, desenvolvido no TG e no quartel do 37º Batalhão de Infantaria Leve, em Lins. A solenidade contou com a presença do Delegado da 18ª DSM, Tenente César Ferreira, de autoridades civis, empresários e dos pais e familiares.
Logo após à cerimônia, o prefeito e a primeira dama participaram da aula inaugural do projeto Soldado Mirim. A primeira dama lembrou que um dos objetivos do FSS “é contribuir para o bem-estar social de nossas crianças e adolescentes, a fim de integrá-las ao contexto social comunitário, prevenindo-as para que não venham a se envolver em ações delinquentes e ajudando-as a se tornarem futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres”. O prefeito, por sua vez, anunciou que muitos benefícios serão concedidos aos participantes no decorrer do projeto, como o fardamento completo, por exemplo, e disse ser dever do gestor público “atuar firmemente para proporcionar ao adolescente, uma convivência em grupo, comunitária de forma sadia e reduzir a exposição contínua dos adolescentes aos riscos do envolvimento com as drogas e a criminalidade”.