Ligue-se a nós

Votuporanga

PM pega traficante de crack de 16 anos de idade em Votuporanga

Equipe de Força Tática flagrou a venda da droga no Pró-Povo

Um traficante de 16 anos de idade foi pego pela Polícia Militar de Votuporanga na noite de ontem (11).

A equipe de Força Tática 315 fazia patrulhamento pela região sul,bairro Pró-Povo, quando avistou o garoto na frente da casa e ao avistar a viatura tentou adentrar rapidamente na residência.
Ele foi acompanhado e abordado. Com o infrator os policiais encontraram dezenas de porções de crack e dinheiro da venda da droga.


O adolescente admitiu à polícia o tráfico no local e foi levado até a Central de Flagrante, onde foi qualificado e responderá pelo ato. Ele será apresentado a um juiz pra saber se vai pra Fundação Casa ou se vai ‘pagar’ pelo ato infracional de outra forma.

PUBLICIDADE

Publicidade

Votuporanga

Votuporanga perde quarenta e uma vagas de emprego em 2019, aponta Caged

Setores da indústria e serviços foram os que mais demitiram. Comércio teve um crescimento de 154 vagas.

Votuporanga perdeu quarenta e uma vagas de emprego em 2019, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal. Os setores de serviços, de indústria de transformação foram os principais responsáveis pelo saldo negativo.

De acordo com o levantamento, foram 10.918 demissões no período, contra 10.959 admissões. O déficit foi de 41 vagas, numa redução de -0,17%. Liderando a queda, o setor de serviços contratou 3.986 pessoas, mas demitiu 4.140. Uma redução de 154 cargos, ou -1,58%.

Percentualmente, o segundo colocado no número de demissões foi o de indústria de transformação, respondendo por uma redução de -0,98%. Mas, em números absolutos, foram 69 vagas a menos (2.788 contratações e 2.857 demissões).

Em sentido contrário, apenas o setor de comércio registrou um saldo positivo. Mas foram aumentos insuficientes para reverter a situação. Foram 2.893 contratações contra 2.739 demissões, ficando um saldo positivo de 154 vagas.

O crescimento do comércio em Votuporanga é visível. Grandes redes de lojas e franquias estão se instalando na cidade e 2020 espera-se um aumento expressivo na geração de emprego.

Segundo informações extraoficiais, a construção do North Shopping Votuporanga pode ser retomada no segundo semestre deste ano. O setor de serviços também pode reagir, duas redes hoteleiras internacionais devem ter filias no município, aumentando a oferta de oportunidades de emprego.

Veja a tabela abaixo do CAGED para Votuporanga 

  Empregos 2019
         
SETORES TOTAL ADMIS. TOTAL DESLIG. SALDO VARIAC. EMPR % 
         
EXTRATIVA MINERAL 1 1 0 0,00
         
INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO 2.788 2.857 -69 -0,98
         
SERV INDUST DE UTIL PÚBLICA 7 9 -2 -1,75
         
CONSTRUÇÃO CIVIL 1.127 1.116 11 0,87
         
COMÉRCIO 2.893 2.739 154 2,52
         
SERVIÇOS 3.986 4.140 -154 -1,58
         
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 38 33 5 3,50
         
AGROPECUÁRIA 78 64 14 5,47
         
TOTAL 10.918 10.959 -41 -0,17

Jornalista Alexandre Ferreira

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Votuporanga

Prefeitura de Votuporanga instala bebedouro para pets no Parque da Cultura

A partir de agora, os animaizinhos que acompanharem seus donos para os passeios ao Parque da Cultura contarão com água fresca e limpa para hidratação

 

Para incrementar o espaço que tem servido de ponto de caminhada e de lazer dos votuporanguenses e turistas, e sobretudo, alinhada com as questões de proteção e bem-estar animal da Prefeitura de Votuporanga e do Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria da Cultura e Turismo implantou na última semana um bebedouro animal no Parque da Cultura. A novidade foi instalada ao lado do bebedouro na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, próximo a uma das entradas do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”.

O bebedouro é composto por um cocho, que é um recipiente utilizado para hidratar os animais; com boia de forma que a água seja sempre renovada, e esteja sempre fresca para os pets; e uma torneira anexa para higienização das patinhas. 

A ideia foi do servidor Osmar Rocha, e contou com a contribuição da Secretaria Municipal de Obras para a confecção do calçamento e da fixação do bebedouro e da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança para a pintura de solo. A arte da sinalização foi criada pela estudante de Publicidade e Propaganda da Unifev, Fernanda Rossi. 

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Votuporanga

Centro de Cultura e Turismo sedia Exposição sobre Fronteiras Culturais em Votuporanga

Exposição “Fronteiras Culturais: memórias afetivas e a paisagem natural do interior paulista” foi doada ao Museu Municipal

 

Fica em apresentação até o final de fevereiro, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, 17 painéis fotográficos que integram a exposição “Fronteiras Culturais: memórias afetivas e a paisagem natural do interior paulista”.  

A produção e coordenação de arte são de autoria da produtora cultural e jornalista Cibeli Moretti de Oliveira e do turismólogo Evandro Jr. Ferreira da Silva.

Com o objetivo de apresentar as fronteiras geográficas do Interior Paulista e as relações culturais, patrimoniais e paisagísticas existentes, a mostra já circulou pelas cidades de Tabapuã, Monte Aprazível, Ouroeste, Rubinéia.

As ações do projeto alcançaram personagens do estado de Minas Gerais, mais especificamente no vilarejo Monjolinho, em Campina Verde, próximo da fronteira com o Estado de São Paulo. Outras divisas foram enfocadas, como Rubinéia/SP, fronteira com Aparecida do Taboado/MS e o Distrito de Itaguassu/GO, pertencente a São Simão, local onde inicia a Hidrovia Paraná Tietê. 

Após a pesquisa, o material foi transformado em painéis para circulação. Este universo pela primeira vez foi evidenciado mostrando as riquezas culturais, assim como o importante patrimônio arqueológico da cidade de Ouroeste, última cidade paulista desta região. 

A exposição também pode ser conferida por meio do link https://www.fronteirasculturais.com.br/.

O projeto foi realizado com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), e tem como contrapartida final a doação dos painéis para o Museu Municipal “Edward Coruripe Costa de Votuporanga”, onde ficará em exposições periódicas.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Continue Lendo

POPULARES