Folha Regional

Planejando o seu tempo: como estabelecer metas realistas?

Quando falamos de administração do tempo, a teórica é linda: entenda suas prioridades, faça metas, cumpra as metas, seja feliz. Porém, a pratica por vezes se mostra muito distante da teoria.

Muitos dos meus clientes se sentem pressionados e frustrados por não conseguirem cumprir suas tarefas diárias. O não cumprimento de tarefas, com o passar dos dias e das semanas vira um grande bloco de coisas a serem feitas urgentemente, antes que todos os objetivos da pessoa se tornem enviáveis pelo fator tempo.

Porque será que isso acontece? Essa é a pergunta que vale um milhão e que pode mudar toda a sua vida e a sua relação com o tempo.

Vamos a resposta: isso acontece porque na grande maioria das vezes as metas não estabelecem metas realistas. Sim, eu sei, um tema tão importante, com uma solução tão simples, mas me conta, não é assim com a grande parte das coisas na vida?

Estabelecer metas reais e palpáveis é o que irá diferenciar uma agenda que funciona de uma agenda que não dá certo. Quando você organiza o seu tempo segundo essa lógica, fica muito mais fácil fazer dar certo, isso porque você não coloca para realizar em 24 horas, aquilo para o que seriam necessárias 30 horas.

Aqui vão algumas dicas simples, mas que se aplicadas te auxiliarão já na próxima semana:

  • Entenda quantas horas disponíveis você tem por dia. Não adianta você criar uma agenda de trabalho que dura 12 horas. Pois, se somarmos as 12 horas que estariam ocupadas, com 8 horas, média para que você seja produtivo no dia seguinte, restam 4 horas para você tomar banho, se alimentar, praticar uma atividade física, cuidar da casa, passear com o cachorro, levar as crianças para a escola, dirigir, fazer compras…enfim, fica claro que não tem como a conta fechar!
  • Entenda que você é um ser único e integrado. Seguindo a lógica do item anterior, não adianta você pensar: não tenho filhos ou não tenho cachorros, você não praticar alguma das atividades exemplificativas do item anterior não muda o fato de que você é uma pessoa que vive múltiplos papeis em sua vida e que cada um deles é importante e merece atenção. Esquecer do resto pelo trabalho custará um preço alto no futuro, fuja dessa cilada. Aqui, equilíbrio é a palavra chave!!
  • Entenda quais tarefas são prioritárias, quais são diárias, quais são mensais e assim por diante, entendendo o papel de cada atividade no seu resultado final fica muito mais fácil organiza-las ao longo dos dias, meses e semanas.
  • Entenda que a culpa não leva a lugar algum. Quando o seu cronograma não dá certo, você pode se culpar e se paralisar, ou entender o motivo e arrumar a casa. Escolha a segunda opção, a primeira só te deixará triste e sem forças para ajustar o que precisa ser ajustado.
  • APROVEITE A VIDA!! A vida é o hoje, o que aqui e o agora. Planejamento é essencial e sem ele você não alcançará tudo aquilo que pode, mas mesmo ele serve para ser um norte e não uma prisão.

Coloquem em pratica essas ideias e depois em contem como foi!!

Eu sei que vocês irão arrasar!!!!

Deixe seu comentário

Luisa Comar

Luisa Comar

Advogada por formação. Coach por vocação. Professora por missão. Escritora por paixão.

Most popular