Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Pesquisa indica que quase 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

A oitava edição da Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (24), deve consolidar o evento como uma das principais datas de vendas do comércio brasileiro. As estimativas apontam um volume de negócios próximo de R$ 2,2 bilhões, 20% a mais que em 2016. No entanto, o consumidor brasileiro ainda demonstra desconfiança com a Black Friday, como revela pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

São Paulo - Movimento no comércio da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, durante o Black Friday (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Falsos descontos durante a Black Friday provocam a desconfiança de consumidores(Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil)

Segundo o levantamento, que ouviu 1.616 pessoas nas 27 capitais brasileiras, 39% dos consultados planejam fazer compras durante a promoção, enquanto 43% também querem comprar, mas vão analisar os preços antes. O índice reflete a dúvida surgida nas edições anteriores de que parte das lojas simulava descontos e, na verdade, cobrava os mesmos preços de antes, ou oferecia reduções muito pequenas.

Esse receio provou reações de instituições de defesa do consumidor. No ano passado, por exemplo, ação do Ministério Público da Paraíba levou à prisão de quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude. Em São Paulo, desde 2013 o Procon faz levantamento prévio de preços dois meses antes do evento para combater fraudes. “O tamanho do desconto depende de que se faça pesquisa desde já, anotando e comparando os resultados da busca. É um exercício que exige paciência e certa disciplina”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Apesar da desconfiança, em geral, o consumidor gosta da promoção. Numa escala de 1 a 10, a satisfação com a Black Friday do ano passado foi de 7,3. Em 2015, havia sido 8,5. E 85% dos consultados consideram que valeu a pena comprar na liquidação.

A pesquisa revela também que os consumidores consideram gastar cerca de R$ 1 mil este ano. Smartphones (29%), roupas (28%) e eletrodomésticos (25%) lideram o desejo de compra. Os ambientes preferidos são os sites de lojas nacionais (56%) e os shopping centers (23%). Os consumidores que pretendem comprar apenas no dia da Black Friday somam 40%, enquanto 26% calculam que vão adquirir produtos ao longo de novembro.

Anúncio

Votuporanga

Empreendedora doa bolos semanalmente para Santa Casa

Juliana Jardinetti, da Jard´s Fit, entrega 10 bolos sem glúten e sem lactose para os pacientes do Hospital

Capricho, cuidado e amor. Palavras muito comuns, mas que têm poder de transformar todos à nossa volta. São elas que movem a vida de Juliana Jardinetti, da Jard´s Fit. Toda semana, ela faz doação de 10 bolos sem glúten e sem a proteína do leite para a Santa Casa de Votuporanga, único Hospital que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Até agora, foram mais de 100 itens deliciosos que enchem nossos pacientes de carinho.

Segunda-feira é dia de mão na massa e de entregas na Instituição. Para os assistidos, em cada bolo, uma mensagem de otimismo e esperança.

Juliana contou como surgiu a iniciativa. “Faz um tempinho que pensei em fazer uma ação solidária. Neste ano, fiquei internada no Hospital e, por ter intolerância de alguns alimentos, minhas refeições eram bem restritas. Amadureci a ideia, conversei com os profissionais e, desde abril, contribuo”, disse.

Ela entrega as doações para o Serviço de Nutrição e Dietética, que faz a distribuição seguindo a dieta individual dos assistidos. A cada semana, um sabor diferente, feito com ingredientes naturais. Cada paciente recebe um bolo com uma mensagem de Juliana. “É como se fosse uma visita para quem está internado. Quando vamos ao Hospital, é para levar boas palavras. É isso que quero transmitir com minhas mensagens de otimismo nos bolos. Fico feliz em poder levar um pouco de aconchego e alegria para quem está doente”, complementou.

A nutricionista Amanda ressaltou a importância da colaboração: “O paciente com restrição à proteína do leite ou glúten, na maioria, tem alguma patologia associada como Doença de Crown ou alteração gastrointestinal. Estes produtos amenizam os sintomas como desconfortos abdominais e diarreia. Quando não há internados com alguma restrição, os bolos são direcionados à pacientes que apresentam baixa aceitação alimentar, sendo um diferencial de sabor à sua dieta. Todo mundo elogia pela qualidade e disposição em fazer a diferença”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “São atitudes como da Juliana que transformam todo ambiente hospitalar. O paciente se sente acolhido com gestos solidários e feliz pelas mensagens de conforto. Agradecemos por tamanha gentileza”, finalizou.

Continuar Lendo

Blog do Alexandre

Votuporanga 83 anos: tempos estranhos

Ausência

Olá meus amigos e amigas, há algum tempo não escrevo neste blog. Foram tempos de reflexões, análises e metas.

Pandemia

Nossa cidade comemora mais um aniversário, desta vez em meio a maior pandemia do século, com comerciantes à míngua e eleitores desacreditados. São tempos estranhos e difíceis.

Pré-Candidatos

Neste ano não teremos desfile cívico e não teremos grandiosas inaugurações. O que estamos vendo é uma guerra nas redes sociais, entre os apoiadores dos principais pré-candidatos a prefeito em 2020.

Por falar em… 

Por falar em pré-candidatos, já estamos tendo uma amostra do que vem por aí em Setembro. Estou achando estranho o silêncio do ex-candidato a Deputado Federal João Garcia, na minha opinião, o seu apoio pode definir essas eleições, já que conquistou muitos votos em 2018. Isso, se ele mesmo não se tornar um candidato a prefeito ou vice de alguma chapa.

Prefeito João Dado

Eu não faço parte daqueles que desacreditaram totalmente no governo Dado. Na realidade, eu acho que ele está sendo injustiçado por algumas pessoas. Gostaria muito de entrevistá-lo novamente e entender alguns pontos do seu governo. Eu vejo muita coisa sendo feita. Eu fiquei inclusive feliz e espantado com algumas realizações, acredito que ele confiou demais nos amigos errados e não atentou para conselhos de amigos verdadeiros.

Covid-19 

Os números de casos de Coronavírus aumentaram muito nos últimos dias. Alguns vereadores estão cobrando ações mais efetivas do combate no município.

(mais…)

Continuar Lendo

Votuporanga

Vereador Marcelo Coienca parabeniza live da Banda Zequinha de Abreu

Após alguns problemas burocráticos, a Banda Musical Zequinha de Abreu realizou com grande sucesso sua apresentação ao vivo transmitida pelas redes sociais na última semana. O evento foi bastante elogiado pelo vereador Marcelo Coienca – vice-presidente da Câmara Municipal de Votuporanga que, durante o seu discurso proferido na tribuna da Casa Legislativa, destacou o empenho dos músicos, do maestro Tuca e de todos os envolvidos que se empenharam para resolver a questão da Banda Zequinha de Abreu, que é um patrimônio tombado pelo município.

Em razão da pandemia do Coronavírus, a banda suspendeu suas apresentações e viu a necessidade de buscar junto as transmissões ao vivo uma forma de manter o trabalho dos músicos integrantes da Zequinha de Abreu. “Quero valorizar e agradecer a todos que se empenharam para que as lives ocorressem”, disse Marcelo.

O vereador ainda citou o empenho do prefeito João Dado, da secretária da Cultura, Sílvia Stipp, Conselho Municipal de Cultura, integrantes da Banda, patrocinadores e da Câmara Municipal de Votuporanga. “Esperamos que a população possa prestigiar as lives que estão ocorrendo todas as quintas-feiras, pelo canal da Associação Cultural Zequinha de Abreu no Youtube”, ressaltou o vereador.

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h