Persista e faça valer a pena

author
2 minutes, 32 seconds Read

Existem fases na vida em que desistir parece mais fácil e conveniente do que continuar tentando, porém, perceber o quanto valeu a pena só será possível quando a longa jornada termina e enfim, o sucesso chega. A sensação de plenitude ao final da experiência difícil nos faz seguir adiante, é como se a memória sofresse um “reset” e todas as lembranças ruins se apagassem. Essa pode ser a explicação não científica para casos de decepção amorosa ou quando você decide não ter mais animais de estimação após a morte do seu bichinho. É assim também após um parto normal difícil, quando a mulher decide que “nunca mais” terá outro filho e no ano seguinte nasce um irmãozinho para seu primogênito.

As diversas experiências nos fazem pensar, a decisão de prosseguir ou desistir nem sempre é fácil, a dúvida esbarra no sentimento de vitória ou derrota. O fato é que ao desistir nunca será possível saber se seria bom ter continuado, enquanto que, ao alcançar o sucesso, é nítida a sensação de que continuar foi a melhor escolha.

As dificuldades existem até mesmo nas melhores experiências da vida, por exemplo, no dia da formatura o universitário se lembrará das boas expectativas que criou quando ingressou no curso, porém, jamais esquecerá a primeira semana de provas e como foi difícil continuar nos semestres seguintes. No momento do discurso, o orador compartilha as dificuldades vividas por ele e os colegas, mas deixa claro que todas valeram a pena, pois o objetivo foi alcançado e as dificuldades, portanto, foram superadas.

Muitas vezes temos certeza que desistir é a melhor opção, neste momento as frases feitas caem como uma luva e então pensamos: “Pra mim chega…” ou então “Desisto…” ou a mais atual “Não sou obrigada…”

Geralmente as frases se repetem mesmo que as situações sejam diferentes, como o filho fazendo birra dentro da loja, as notas baixas no final do bimestre, o marido incompreensivo, a tia que palpita na sua vida, o chefe ou colega de trabalho que te persegue, a empregada que te deixa na mão e até aquela vizinha fofoqueira do seu bairro.

Desistir não é sinal de fraqueza, pode até ser uma opção inteligente, pois optar pelo que te faz bem é priorizar sua saúde física e emocional, o importante é persistir na busca do sucesso ou realização pessoal, essa é a forma mais inteligente de alcançar a felicidade.

Persistir é aprender, ensinar, fortalecer, equilibrar, alcançar, vencer, é ter coragem de seguir em frente mesmo sem saber como será, mas é também nunca ter que perguntar a si mesmo “Como teria sido se eu não tivesse persistido?”

Não desista de seus sonhos. Não insista no que não vale a pena. Persista sempre, pois a persistência realiza o impossível.

Que Deus abençoe a semana de todos nós!

Similar Posts

%d bloggers like this: