Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Luisa Comar

Perguntas e Respostas

Quando falamos sobre Carreira e Vida Profissional, muitas dúvidas ainda se fazem presente. Pensando nisso, no texto desse mês vamos explorar esse assunto através de um modelo de perguntas e respostas. Lembro que essas perguntas foram criadas a partir da nossa interação no Instagram, se você também gostaria de deixar as suas dúvidas, me siga por lá e deixe as suas dificuldades. 

Vamos lá?!?!

  • O sucesso é mais obra do acaso, do que resultado de um planejamento?

CLARO QUE NÃO!! Mas vamos por partes, pois se trata de uma pergunta cheia de pontos a serem analisados!

Em primeiro lugar, precisamos entender que o termo sucesso não tem uma definição única para todos nós. Sucesso, em si, significa alcançar algo, chegar a um determinado lugar, mas o que é esse algo e onde é esse lugar, só você pode saber quando se trata da sua vida!

Em segundo lugar, respondendo à pergunta feita, construir um caminho que te leve aos seus objetivos profissionais é um trabalho que envolve muita estratégia, estratégia essa que passa pela criação de um planejamento. Esperar que o que você deseja caia do céu é tão imaturo quanto querer emagrecer tomando bolas e bolas de sorvete todos os dias. Cada resultado que temos na vida tem por trás do brilho uma cota enorme de trabalho, suor, lágrimas e dedicação. Para conseguir driblar as dificuldades, um bom planejamento é imprescindível.

Chicoching da Questão: Por isso, pare de se dar desculpas, pare de ser mimado e assuma o controle, vá planejar agora mesmo!!!

  • É possível começar um negócio com nada, ou quase nada de dinheiro para investir?

Esse receio está ligado ao fato de que sempre que pensamos em negócios bem sucedidos, pensamos em grandes negócios, com faturamentos imensos, os quais precisaram de um capital inicial gigantesco para poderem sair do papel. A questão é que essa realidade descrita é, na verdade, a realidade de um pequeno número de negócios. A grande maioria das empresas nasce pequena, contanto com o que é possível ser feito naquele momento. E aqui, temos o verdadeiro pulo do gato para mim: começar com o que se tem e, ao longo do tempo, ir crescendo e se desenvolvendo.

Como fazer isso, voltamos ao ponto da questão anterior, o planejamento! Se você souber exatamente como estão as suas finanças, se você organizar o seu modelo de negócio, se você criar um planejamento de curto, médio e longo prazo, o que você tem hoje será o suficiente para começar a caminhar na direção dos seus sonhos profissionais.

Chicoaching da Questão: Não tenha medo de nascer pequeno, não tenha medo de começar com o que é real para você hoje. O mais importante é a capacidade de crescer constante e de maneira sólida.

O que achou desse formato, aguardo a sua opinião!!

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Colunistas

Mudanças na Carreira e Coronavírus

Enquanto escrevo olho pela janela do meu home office, o cantinho da casa que escolhi para acolher a mim, aos meus clientes e as minhas “bagunças” profissionais. Essa visão sempre esteve aqui, desde o meu retorno a Votuporanga, em 2014. Mas, por muitos motivos, nada do que vejo nos últimos 30 dias se parece com o que vi nos últimos 6 anos. As mesmas casas, o mesmo céu, as mesmas ruas e, até mesmo e infelizmente, os mesmos barulhos, visto que muitos não estão respeitando a quarentena. O que não é igual, aliás, que não é a mesma sou eu. Hoje, 30 dias após começar a atender 100% na modalidade online, já me transformei e transformei o meu negócio algumas dezenas de vezes.

Para você que lê o presente texto isso pode até parecer estranho, afinal, eu sempre atendi online e sempre trabalhei de casa, apesar de adorar a minha lojinha, como carinhosamente chamo o meu escritório. As mudanças aconteceram porque muitos foram os ajustes e muitas foram as novas necessidades. Elas também aconteceram porque nunca ajustei tantos negócios e tantas empresas em 30 dias, por mais que esse seja um grande nicho que tenho, as demandas variam dentro dos processos, não é comum que TODOS os clientes precisem AO MESMO TEMPO ajustar algo em seus projetos, por UM ÚNICO MOTIVO.

Esse meu relato inicial serve de base para o que vou propor para você nesse momento, não perca mais tempo, ajuste agora mesmo tudo o que é preciso na sua carreira, nos seus projetos e nas suas ações. Eu sei, muitos estão adiando isso desde 2019, estavam esperando o carnaval para fazer algo e o coronavírus, por mais terrível que ele seja, foi a desculpa perfeita para você continuar não fazendo nada. Acontece que assim como esperar o carnaval passar significou uma grande perda para você, pois muitos estavam desde dezembro de 2019 arrasando na produtividade, esperar tudo isso passar para pensar em algo, ou ainda continuar insistindo no mesmo quando tudo isso passar, vai ser o que faltava para o final do seu negócio. Sim, eu não disse que poderá ser, eu afirmei que será e isso tem um porque: é porque será mesmo, sem negativismo e nem meias palavras.

O mundo como o conhecíamos não existe mais! A realidade e a lógica do mercado mudaram, a forma como os produtos e serviços são ofertados, adquiridos e utilizados mudou mais em 40 dias do que nos últimos 4 anos. O que faltava para o mundo 100% digital aconteceu. Eu não piso em um supermercado desde o início de março, minhas compras chegam confortavelmente me casa, assim como os remédios, os médicos, meus clientes e todas as demais coisas que eu preciso. Muitas dessas coisas já existiam, algumas eu usava, algumas eu ainda não tinha visto a necessidade, mas agora que conheço as facilidades, não pretendo abrir mão delas. Assim como eu, muitos outros consumidores estão mudando ainda mais o seu modo de consumir, ou seja, isso confirma a afirmação anterior de que tudo mudou.

Se você deseja que o seu negócio continue atuante, você precisa mudar também. Não mudar até perder a essência, mas mudar para não perder a relevância!!!

Como?!?!

Ajustando! Se permitindo fazer uma pequena transição de carreira, transformando aquilo que precisa ser transformando. Entrando no universo digital, ou aumento o seu espaço na rede. Eu sei que dá medo, no último mês construí quatro sites e melhorei outros 3 junto aos meus clientes, a cada um o medo, a ansiedade e o receio de como se comportará o público com essas mudanças. Por outro lado, também a cada um a certeza de que o caminho é a mudança, a transformação e capacidade de adaptação. Eu nunca disse tanto a frase: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças”, obrigada Darwin por esse ensinamento tão necessário nesse momento.

Para você fica o insight máximo desse momento na gestão de carreira e negócios: SE ADAPTE!!!

Do mais, sigo aqui com todos vocês e acreditando que juntos vamos mais longe e somos mais fortes!

#fiqueemcasa

#seadapte

Obs: se você quer usar esse momento para mudar de carreira e não para mudar algo na sua carreira, o próximo texto será para você!

Continuar Lendo

Colunistas

Corona e Ansiedade

Em um mundo que ficou (ainda mais) do avesso nos últimos 20 dias, como saber exatamente o que queremos e/ou o que podemos fazer? Principalmente, como saber manter a calma enquanto descobrimos e construímos um novo caminho?

Os termos ansiedade, ansioso, ansiosa, ansiosamente estão sendo usados com uma frequência nunca antes vista e, claro, que não é para menos. As pessoas já estavam mais ansiosas, novos transtornos ansiosos estão sempre sendo reconhecidos e o sofrimento gerado pelos mesmos faz vítimas em praticamente todas as famílias. Por outro lado, o tabu sobre o assunto ainda é grande e poucas pessoas se sentem à vontade para falar sobre isso. Prova dessa realidade é que em tempos de instagram, quem se propõe a falar abertamente sobre as suas lutas com essa doença silenciosa ganha seguidores, curtidas e reconhecimento. Milhares se identificam, ainda que não queriam falar abertamente sobre isso.

Porque estamos falando sobre isso em um espaço destinado a falar sobre Carreira, Gestão de Carreira e Gestão de Negócios, em tempos de Coronavírus? Porque, como dito na última coluna, precisamos mostrar ao empreendedor, você aí do outro lado, que está buscando construir uma vida profissional honrada e feliz, que está tudo bem ter momentos difíceis, que está tudo bem não estar bem.

E que nesse momento em especial, pensar em desistir três vezes por dia, agradecer cinco e continuar firme até o próximo medo é normal!! Se você quiser sair dessa mais forte, você precisa se aceitar, aceitar esses sentimentos e fazer as pazes com eles.

Vamos começar apresentando alguns conceitos retirados da internet após uma rápida pesquisa, a qual não se propõe a trazer termos técnicos e sim a trazer o conceito de forma palatável a todos que me leem, independente do grau de conhecimento anterior sobre o tema.

Ansiedade

Substantivo feminino

  1. grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.
  2. desejo veemente e impaciente.
  3. Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

Apresentadas as definições do dicionário, gostaria de falar com as minhas palavras, o que entendo sobre ansiedade depois de senti-la na pele e de estuda-la ao longo do meu curso de psicanálise. Ansiedade é aquele receio do que ainda não aconteceu, é um excesso de futuro, não pelo que virá, mas pelo que você não sabe se virá ou não para a sua Carreira. É um medo de ser demais ou de menos, uma sensação de que algo horrível acontecerá com o seu negócio e com a economia, ainda que tudo esteja bem e Trump e Cia estejam em uma semana calma, que obviamente não é o que está acontecendo. É ter um plano e, ainda que confiante nele, você espera um “boom” de casos na pandemia e/ou uma catástrofe na Lava Jato a cada vez que você respira. Falando em Lava Jato, ela ainda existe? Anda tão quietinha, aliás, esse silencio também deixa o empreendedor ansioso, mais preocupado ainda.

O que fazer então? Desistir? Desesperar? Mudar do país? Esse último item, particularmente, é um dos mais citados por empreendedores em períodos pré-pandemia e também uma alternativa citada por muitos para quando isso terminar no meu escritório e me deixa preocupada com o futuro do nosso país, mas deixarei isso para uma outra coluna.

Se cuidar!!! Querido colega empreendedor, que como eu está na luta e em busca dos seus sonhos profissionais, buscar cuidados e estratégias para entender o que você deseja, construir o que sonha, ajustar sempre que necessário e cuidar da sua mente, fazendo dela sua aliada e não sua inimiga, isso é o que você pode fazer.

Nesse momento em especial, lembre-se de que isso vai passar!! As coisas estão loucas e talvez fiquem ainda mais confusas, mas Você, sua Carreira e seu Negócio irão sair dessa!!!

Sim, se você esperava uma receita mágica para se livrar da ansiedade, me desculpa, não tenho e tenho horror a quem diz tê-la! O único jeito de lidar com a ansiedade e conhecê-la intimamente, saber o que a desperta em você, entender porque ela tem tanto poder e espaço. Desse ponto em diante respeitar a ela e a você, sendo gentil com vocês e com essa relação, que ainda que não deseja, real e verdadeira. Não tenha vergonha dela, ela pode ser um grande empecilho, mas se você a trouxer para o seu lado, ela pode ser aquela dose de cuidado extra que o seu negócio precisa, veja bem, não estou falando em se deixar paralisar, estou falando em aprender a lidar com as suas fraquezas de forma honesta e produtiva. Quem sabe, você consegue fazer isso tão bem, a ponto de ser uma nova celebridade do Instagram? Só por favor, não faça lives sem conteúdo sobre isso!

Boa sorte na jornada, estamos juntos.

#fiqueemcasa

#usemascaras

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h