Paróquia Nossa Senhora Aparecida completa 73 anos

André Nonato
andre.nonato@folhar.com.br

Primeira paróquia votuporanguense tem ‘ano especial’ com criação de Diocese; próximo passo é a construção da Cúria Diocesana

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga, comemora hoje, dia 22 de dezembro, 73 anos de criação. Foi justamente nesta data do ano de 1943 que Dom Lafayette Libanio decretou o desmembramento da paróquia de Cosmorama, instalando a primeira e principal paróquia votuporanguense três dias depois, em 25 de dezembro.
E 2016 é, com certeza, um dos anos mais importantes da história da paróquia, com a autorização da criação da Diocese de Votuporanga pelo Papa Francisco. O processo foi enviado por meio da Nunciatura, que é a embaixada do Vaticano em Brasília.
O anúncio foi feito no dia 20 julho, mediante do site oficial do Vaticano e, desde outubro, a Diocese atende 25 municípios e 28 paróquias, com uma população de aproximadamente 230 mil habitantes.
Na mesma data, o Vaticano anunciou o nome do Monsenhor Moacir Aparecido Freitas como o primeiro bispo da Diocese de Votuporanga. Ele tomou posse do cargo em 22 de outubro.
“Este ano, para nós da paróquia, foi especialíssimo; de muitos frutos colhidos, a criação da Diocese é algo que pleiteávamos há muitos anos”, explica o padre Gilmar Margotto, responsável pela paróquia desde 2011.
Para 2017, a novidade será a construção da Cúria Diocesana, local onde irão funcionar os setores financeiros e administrativos da diocese. “Com essa finalidade já temos um terreno na rua Alagoas, entre as ruas Argentina e Guerche”, diz o pároco. Não há comemorações previstas para hoje, apenas a Santa Missa, como acontece todas as semanas de segunda a sexta-feira, programada para as 19h30.
As cidades pertencentes à Diocese de Votuporanga são: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil e Zacarias.

História
Ao criar a paróquia há 73 anos, Dom Lafayette a confiou como protetor São Pascoal Bailão, mas após pedidos da comunidade paroquial, em 1947 o bispo confirmou Nossa Senhora Aparecida como padroeira, uma vez que antes da criação da paróquia, havia a Capela de Nossa Senhora Aparecida.
O primeiro pároco foi o franciscano Frei Francisco Xavier e, desde 2011, a paróquia é administrada pelo padre Gilmar Margotto, o primeiro votuporanguense a ser pároco da comunidade.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi a primeira a ser criada em Votuporanga e dela se originaram as demais. Além dos Frades Menores, a paróquia foi pastoreada por 30 anos pelos Freis Capuchinhos, e posteriormente, pelos padres diocesanos.
Entre as curiosidades, a paróquia teve como párocos três padres estrangeiros: o holandês Arthur Horsthuis, que anos depois se tornou o primeiro bispo de Jales, o alemão João Schultewalter e o italiano Nino Carta.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: