Folha Regional

Panorama Político – O novo eleitor

Olhando para frente
A era dos políticos fanfarrões está passando e um novo eleitor está surgindo. O novo eleitor é informado, está nas redes sociais, critica, cobra e está de olho nas atitudes dos atuais representantes do povo.

Renovação
Uma prova disso aconteceu nas eleições de 2018. A Assembleia Legislativa de São Paulo teve uma renovação de 55%, já no Congresso a renovação foi de 47%.

Vão aumentar
Segundo um estudo, estes números podem ser bem maiores nas Câmaras de Vereadores em 2020. Os vereadores que estão eleitos e não se atentaram as redes sociais estão condenados a perder feio o ano que vem. Aqueles que criticam hoje as redes sociais, serão aqueles que chorarão a derrota em 2020.

Previsões
A previsão dos especialistas para 2020 não mudaram muito das eleições de 2018. Dinheiro pode até ajudar nas futuras campanhas, porém, estará longe de ser o fator decisivo. O mais importante da campanha de 2020 para reeleição, será sem dúvida, a interação que o político conseguiu fazer com seu eleitorado através das redes sociais, muitas vezes sem gastar absolutamente nada. Novatos terão que focar em projetos que “enxugam” máquina pública e ficar bem longe dos políticos figurões, principalmente os envolvidos em escândalos de corrupção ou com processos na justiça.

Deixe seu comentário

Alexandre Ferreira

Alexandre Ferreira

Jornalista e professor, também é formado em Gestão Pública pelo IFSC (Instituo Federal de Santa Catarina). Escreve sobre política e acontecimentos da cidade e região.

Most popular