Folha Regional

Panorama Político – 17/11/2018

Desgaste
A divulgação de um decreto do prefeito de Votuporanga, João Dado, “causou” na internet esta semana. Muitos internautas reprovaram o decreto 10.820 publicado na quarta-feira (14/11) no Diário Oficial do Município de Votuporanga que proibiu o estacionamento de vendedor ambulante no espaço público coberto da Concha Acústica.

Confusão
Muitos acharam que o prefeito tinha proibido qualquer ambulante de permanecer naquela área, mas na verdade, é apenas na área coberta, permitindo assim que os ambulantes utilizem o estacionamento da Rua São Paulo. Apenas o uso em baixo do espaço da Escola de Música que foi reservada pela Lei.

Proclamação da República
Foi realizado uma solenidade para comemorar a Proclamação da República no feriado de 15 de novembro na Concha Acústica. A Folha Regional foi o único veículo de imprensa que compareceu e registrou o ato.

Fez questão
O prefeito João Dado fez questão de nomear os secretários municipais que compareceram no local. Dado também exaltou o exército (que participou através dos atiradores do Tiro de Guerra de Votuporanga).

Dia da Bandeira
Falando em pátria, comemora-se nesta segunda-feira, 19 de novembro, o Dia da Bandeira. Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

Patriotismo
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

Mudanças
Falando em mudanças, novas lideranças devem surgir no município. O Partido Novo e o PSL devem criar os seus diretórios locais e lançar candidatos à vereadores e prefeito nas próximas eleições. Pelas minhas contas, até o momento, Votuporanga teria oito possíveis pré-candidatos à Prefeito.

Moro não é mais juiz
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, assinou, na tarde desta sexta-feira (16), o ato de exoneração do juiz federal Sérgio Moro, que tem vigência a partir de segunda-feira (19). Moro deixa o cargo porque aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019.

Férias antes de sair do cargo
Em entrevista concedida à jornalista Poliana Abritta e exibida no domingo (11), no Fantástico, Moro já tinha rebatido as críticas sobre estar de férias e, ao mesmo tempo, atuando como futuro ministro.
“Olha, eu já anunciei publicamente que vou pedir a exoneração. O que a Constituição proíbe é que um juiz assuma uma posição, um cargo Executivo. Eu não tô assumindo nenhum cargo. Eu estou apenas colaborando pra formação de um futuro governo”, respondeu.

Deixe seu comentário

Alexandre Ferreira

Alexandre Ferreira

Jornalista e professor, também é formado em Gestão Pública pelo IFSC (Instituo Federal de Santa Catarina). Escreve sobre política e acontecimentos da cidade e região.

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular