Folha Regional

Panorama Político – 13/10/2018

Eleições X Surpresas
Os resultados das eleições 2018 deixaram muita gente surpresa. Começando pelos presidenciáveis, Marina Silva, que viu o seu eleitorado derreter e o estreante Cabo Daciolo fez o voto “mais barato” já registrado. Com um pouco mais de 1,3 milhões de votos, Daciolo gastou “apenas” R$9.930,26 na campanha, conforme demonstrado no site do TSE. Isso representa R$0,007 cada voto recebido.

Segundo Turno
Ainda nos presidenciáveis, Jair Messias Bolsonaro (PSL) vai disputar o segundo turno contra o petista Fernando Haddad no dia 28 de outubro. Também teremos segundo turno para o Governo de São Paulo, entre João Dória (PSDB) e o atual governador, Márcio França (PSB). Ambos os embates prometem ser acirrados.

João Garcia
O votuporanguense João Garcia não conseguiu se eleger para Deputado Federal, no entanto, teve uma expressiva votação em Votuporanga, ficando em primeiro lugar, com mais do dobro dos votos do segundo colocado. No total, João foi agraciado com 13.269 votos.

2020
A quantidade de votos e a popularidade de João Garcia podem sinalizar que a política local terá novos nomes disputando as próximas eleições.

Carlão Pignatari
O deputado estadual Carlão Pignatari conseguiu se reeleger. Os votuporanguenses lhe confiaram mais de 23 mil votos, sendo o mais votado do município. Para ter uma noção da popularidade do político, o segundo lugar ficou para Janaina Paschoal (PSL) com 3.261 votos.

Credibilidade
O número de votos que Carlão recebeu em Votuporanga foram decisivos para a sua reeleição. O político ostenta credibilidade nas brisas suaves, e sempre é visto nas ruas do comércio, além de ser conhecido por ser acessível à população.

Chandelly
O vereador Chandelly Protetor, estreante também como candidato à deputado estadual, teve pouco mais de 2,3 mil votos. No total, ele conquistou 5.059 votos. Outra marca que chama atenção e não pode ser desprezada. O vereador não utilizou o fundo partidário e fez uma campanha praticamente “digital” pois sofreu um acidente no percurso, impossibilitando-o de fazer mais visitas nas cidades da região.

FEV
O atual presidente da FEV, o advogado Celso Penha, já começou a fazer as mudanças inicias na equipe que estará ao seu lado durante os próximos anos/

Dra. Encarnação
A Dra. Encarnação Manzano pediu exoneração do cargo de Secretaria Municipal de Educação e vai ocupar a função de pró-reitora acadêmica da Unifev. Segundo algumas fontes, mudanças também devem acontecer na FREV ( Fundação Rádio Educacional de Votuporanga).

Novo secretário
O Prefeito João Dado anunciou, no fim da tarde de terça-feira (9/10), a mudança na gestão da Secretaria Municipal da Educação, durante evento de formação voltado aos professores da rede. Encarnação Manzano foi substituída pelo então Chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Ederson Marcelo Batista, servidor público concursado desde fevereiro de 2004. O novo Secretário foi muito bem recebido pelos professores com direito a muitos aplausos. Emocionado, ele relembrou sua trajetória na Educação Municipal e também agradeceu pela oportunidade. “Estou imensamente honrado em representar os professores, porque eles são motivo de muito orgulho para mim. Juntos, faremos o melhor, sempre, nessa árdua tarefa de educar nossas crianças”.

Deixe seu comentário

Alexandre Ferreira

Alexandre Ferreira

Jornalista e professor, também é formado em Gestão Pública pelo IFSC (Instituo Federal de Santa Catarina). Escreve sobre política e acontecimentos da cidade e região.

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular