Painel 9º Edição

Por Alexandre Ferreira
E-mail: alexandre@folhar.com.br

Fim de mandato
Alguns vereadores darão adeus a Câmara em poucos dias, pois não foram reeleitos ou não pleitearam um novo mandado. O saudosismo está escancarado e nas rodas de conversa as duas palavras que mais se ouve é a de “dever cumprido”.

Vereador
Os vereadores representam a sociedade na Câmara. Ele é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade e buscando soluções. Os vereadores eleitos na última eleição, principalmente os novatos, terão que demonstrar cada vez mais isso para a sociedade.

Renan fica
O senado rejeitou decisão de ministro do STF, e Renan diz que fica na presidência da casa, ele declarou que vai “aguardar a decisão do Supremo” sobre seu afastamento do cargo. “Há uma decisão da Mesa Diretora do Senado e precisa ser observada do ponto de vista da separação dos poderes”, se defendeu. Essa situação abrirá sem dúvida uma crise institucional entre os dois poderes.

Afastamento
O afastamento do senador Renan Calheiros por ordem do ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello é inédito na história da República brasileira. Antes de Calheiros, houve apenas casos de renúncias de presidentes – inclusive do próprio Renan – ao cargo para evitar punições severas.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: