Os benefícios do uso do orégano para a saúde | Folha Regional
Connect with us

Folha Saúde

Os benefícios do uso do orégano para a saúde

Embora o orégano geralmente seja usado por causa do seu sabor agradável, é importante saber que ao usá-lo estamos, ao mesmo tempo, cuidando do nosso corpo graças a todas as propriedades que essa especiaria contém

O orégano é uma das especiarias mais utilizadas na culinária mediterrânea. Por causa da sua versatilidade, ele pode ser consumido juntamente com diferentes alimentos, pois modifica o sabor dos pratos de uma maneira muito positiva. Neste artigo, vamos analisar os principais benefícios do orégano em diferentes receitas.

Além disso, também vamos propor maneiras diferentes de utilizá-lo. Avisamos desde já que você provavelmente o utiliza de maneira incorreta ao fazer uma pizza. Se você quiser saber mais sobre isso, a resposta está no final deste texto.

Benefícios do uso do orégano nas refeições

Além de ter um sabor muito agradável e de estar ao alcance de todos os bolsos, o orégano também tem vários benefícios. Ele geralmente é consumido com o único objetivo de dar o seu toque de sabor característico. Porém, não sabemos que, ao mesmo tempo, esse tempero tem um impacto muito saudável no nosso organismo.

PUBLICIDADE

Facilita a digestão

Se você tem uma tendência a sofrer com problemas de digestão, saiba que o uso do orégano vai te ajudar a amenizar esse problema. Devido às suas propriedades, ele permite que os alimentos sejam digeridos de uma forma mais eficaz. Além disso, ele também ajuda a acalmar a azia e o refluxo.

Remédio contra os resfriados

Como já dissemos em outras ocasiões, a solução para muitos dos nossos problemas de saúde pode ser encontrada na natureza.

É o caso do orégano que, preparado na forma de um chá, ajuda a acalmar os sintomas de gripes e resfriadosEle é muito eficaz principalmente em caso de ardência e dor de garganta, pois tem efeito analgésico.

Fortalece o sistema imunológico

É fundamental que o nosso sistema imunológico esteja em perfeitas condições. Lembre-se de que essa é a maneira natural através da qual o nosso corpo se protege dos vírus e bactérias que podem atacá-lo.

Uma boa maneira de fortalecer esse sistema é fazer uso do orégano nas refeições. Graças ao seu teor de ácido rosmarínico, ele fortalece o nosso estado de saúde e nos torna mais resistentes às ameaças.

Diferentes maneiras de consumir orégano

O orégano é uma das especiarias mais consumidas na cozinha. Isso ocorre porque ele proporciona um sabor agradável e combina com um grande número de pratos. Se você ainda não o consome, a seguir, mostraremos uma série de propostas para que você possa começar a utilizá-lo.

PUBLICIDADE

  • Combinado com tomate, uma explosão de saborVocê pode polvilhar um pouco no molho de tomate usado para o macarrão, as almôndegas ou para qualquer outro prato que você geralmente prepara com esse molho. Você verá como o sabor muda e se torna muito mais agradável.
  • Pizza com um toque de orégano. Ele pode ser incluído tanto ao adicionar os ingredientes da cobertura quanto no processo de preparo da massa. Se for assim que você o utiliza, você deve ficar sabendo que provavelmente está fazendo isso da forma incorreta. Polvilhar o orégano pouco antes de assar a pizza não é adequado, pois isso só faz com que ele fique seco por causa do calor do forno. O correto é adicioná-lo à fina camada de molho de tomate que é espalhada sobre a massa. Dessa forma, o seu sabor penetra no molho de tomate e o resultado é muito mais saboroso.
  • Uma maneira diferente de temperar a salada. Geralmente temperamos a salada com um pouco de sal, vinagre e um pouco de azeite. Uma maneira diferente e original de fazer isso é polvilhar orégano por cima. Você verá como a salada vai adquirir nuances novas e interessantes.
  • Chás Sim, é isso mesmo que você leu: o orégano é perfeito para fazer chás saudáveis e relaxantes. Para isso, vamos usar a flor da planta de orégano, que deve ter sido previamente desidratada. Talvez isso possa parecer um pouco estranho, mas vale a pena experimentar porque você vai se surpreender.
  • Faça os seus próprios temperos. Uma boa opção é comprar carne fresca e temperar na sua própria casa. As especiarias mais utilizadas são pimenta e páprica, mas você também pode usar as que mais te agradarem. Uma opção é usar bastante orégano e acompanhá-lo com outras especiarias.

    Conclusão: não pode faltar orégano na sua cozinha

    O orégano é uma especiaria de sabor agradável e preço acessível. Esses não são os únicos pontos a seu favor, pois ele também tem um impacto muito positivo na saúde de todas as pessoas.

    O consumo habitual é indicado para toda a população e isso é algo muito simples de fazer, já que ele pode ser adicionado a uma grande variedade de pratos.

    Fonte: R7

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Folha Saúde

Sarampo: vacinação preventiva em todo o país começa hoje

Ministério da Saúde prevê que imunização irá atingir cerca de 1,4 milhão de crianças que não haviam recebido a chamada dose extra

A partir desta quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.

PUBLICIDADE

A pasta enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença.

“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

Fonte: R7

PUBLICIDADE

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Folha Saúde

Farmacêutica da Santa Casa de Votuporanga orienta sobre armazenamento de medicamentos

Selma Riva explicou sobre os cuidados e descarte correto de remédios, que devem ser entregues para as unidades básicas de saúde

 

O Brasil ocupa a sétima colocação no ranking mundial de consumo de remédios, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos têm aquela farmácia caseira guardada em algum lugar de casa com medicamentos antigos ou de uso contínuo. Mas será que você está cuidando deles corretamente?

PUBLICIDADE

A farmacêutica da Santa Casa, Selma Riva, explicou sobre o armazenamento. “Os medicamentos são utilizados para aliviar sintomas, trazendo bem-estar. Se não tomar cuidados, podem acarretar danos ao uso. Alguns itens precisam ficar em geladeiras, em temperaturas de 2 a 8ºC. Outros não necessitam, mas nunca devem exceder 25ºC pois se deterioram”, afirmou.

Ela pediu atenção em ambientes como cozinhas e banheiros. “São locais muito úmidos, dê preferência em lugares secos. Deve ficar alerta quanto à fonte de calor também, como fogões ou onde a incidência solar é direta”, complementou.

Selma orientou que o fabricante indica na embalagem informações quanto à conservação. “Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico”, disse.

Como ingerir

A profissional explicou que a indicação é tomar água. “Mesmo xarope, gota, solução oral, é necessário ingerir líquido. Mas, em nenhum momento, bebida alcoólica, porque interfere na eficácia”, afirmou.

Ela contou que alguns medicamentos podem ser triturados. “Estas recomendações estão nas bulas, é sempre necessário estar atento”, complementou.

PUBLICIDADE

Automedicação

A farmacêutica ressaltou que a automedicação deve ser evitada. “Nunca devemos usar a mesma receita várias vezes, os medicamentos devem ser prescritos pelo médico. O que faz bem para o vizinho não necessariamente vai ser bom para você”, disse.

Descarte de remédios

A validade é um item essencial. “Não pode utilizar medicamentos vencidos e sem rótulos, que a embalagem está danificada. O descarte não deve ser feito em pias, vasos sanitários, pois contamina o meio ambiente. Em lixo comum, causa dano para o profissional, além de prejudicar o solo. Você deve levar estes medicamentos até a unidade básica de saúde mais próxima, que lá darão o destino final correto”, finalizou.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Folha Saúde

Bolo fit – 6 receitas para se deliciar com os doces e não sair da dieta!

EStá passando por uma dieta restritiva, mas não consegue se ver livre dos doces? Confira, aqui no Quero Viver Bem, 6 receitas de bolo fit saboroso!

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

POPULARES