O Poder da Oração!

author
3 minutes, 40 seconds Read

“Se eu quiser falar com Deus. Tenho que ficar a sós. Tenho que apagar a luz. Tenho que calar a voz. Tenho que encontrar a paz.” (Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil)

Não há nada maior, não há nada melhor que esse momento contemplativo e de busca interior, como na oração.

Em oração, estamos entregues, esvaziados de tribulações e buscando a paz interior, tão necessária aos dias de hoje.

Mas o que é orar? Simplesmente um momento de ligação do seu interior, do seu espírito, com seu Deus. Trata-se de um ato espiritual de entrega, da súplica, da ação de graças, do louvor e da adoração em algo que transcende nosso entendimento material.

Independente das características das religiões, a oração está presente como ferramenta e ordenança em todas elas, integrando as relações materiais com as espirituais, manifestando o sobrenatural da Fé, e com a Fé, o poder da oração.

A palavra Fé vem do latim fidis, que é fiar-se, ter confiança. A palavra Religião vem do termo “religare”, onde segundo o Cristianismo, o homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o ligasse novamente a Deus, que o religasse. Daí o termo religare – religião.  Todas as Religiões apresentam a Fé em algo maior, fortalecendo sua espiritualidade e como consequência transformando sua natureza humana.

Fortalecendo a influência da Fé e da oração sobre o ser humano, a ciência tem nos ajudado nesse entendimento. Pesquisas revelam que o poder da oração, da prece ou meditação tem efeito surpreendente sobre o cérebro e sobre a fisiologia humana. 

Nessa busca por explicações sobre os efeitos da Fé na vida das pessoas, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), segundo o psiquiatra Frederico Camelo Leão, “a condição de fragilidade humana leva a conexão e busca por algo maior, Deus, o universo ou um todo absoluto, que os fortalece nessa fragilidade, beneficiando no enfrentamento de doenças e saúde”.

A mesma equipe médica citada percebeu que quando entramos em estado de oração, algumas áreas do nosso cérebro são ativadas.  São elas o lobo pré-frontal, responsável pelo controle das emoções, o lobo frontal, como também é ativada o lobo temporal, demonstrando seu aumento de função e de tamanho.

De acordo com o neurocirurgião brasileiro Raul Marino Júnior, relata que existe um estado de meditação vinda do momento em que estamos em oração.  Complementa que existem ondas cerebrais específicas ativadas nesse momento: “Mas quando a gente está meditando, existe um tipo característico de onda que mostra que a pessoa está em transe. É um transe benigno, melhor que o sono!”

O psicobiólogo Marcello Árias, outro especialista nessa linha de pesquisa, explica que quando estamos em oração, essas ondas eletromagnéticas cerebrais atingem também o lobo temporal e “esse indivíduo que está em um quarto escuro, fechado, começa a relatar experiências que podem sim serem místicas”.

O neurocirurgião Eduardo Carlos da Silva, de São José de Rio Preto (SP), em entrevista concedida ao Portal G1 (2013), também acredita que temos como localizar a manifestação da Fé em nosso cérebro. Segundo ele, pesquisadores americanos chegaram a definir o local exato que nos conecta com o divino: “Uma área que está sendo chamada de ‘Ponto de Deus’, na região temporal anterior do cérebro”.

Ele explica que nessa área há a maior captação de metabólicos, substâncias ativadas pela glicose no cérebro, evidenciado pela ressonância magnética funcional e também pelo eletroencéfalograma, demonstrando que não só há o aumento da atividade metabólica, mas também de atividade elétrica cerebral.

Estamos conectados e creio que a oração nos sintonize a Deus. É uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus, real e concreta, fortalecendo nossas fragilidades e aumentando nosso potencial de estima e realizações. 

Termino com uma orientação do apóstolo Paulo em carta aos Filipenses (Fl 4:6) “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”

Similar Posts

%d bloggers like this: