Estela Gonçalves Marques, nutricionista da SanSaúde tem prestado valiosos conselhos para quem procura qualidade de vida e longevidade, ela conta que “É necessário entender que, o quanto antes voltar para a rotina, menor é a consequência das festas de fim de ano. As primeiras atitudes são organizar e se planejar. Não adianta buscar uma alimentação mais equilibrada e não ter disponível os alimentos em casa. Você precisa optar se vai no mercado fazer feirinha ou se vai recorrer a um restaurante”.
Também explica que a dieta deve ser a mais natural possível e complementou “Frutas, legumes, verduras devem ser consumidos diariamente, de preferência, com cores variadas”.
Estela disse que bons carboidratos como grãos integrais e feijão não são proibidos e destaca que “É aconselhável variar as proteínas durante a semana, intercalando entre carne vermelha, frango, peixe, ovos e queijo. Opte por preparações que não sejam frituras de imersão, como cozidas, grelhadas, assadas”.
Com uma dieta mais natural, a quantidade de alimentos industrializados e de ultraprocessados como refrigerantes e sucos é reduzida. “Com essa simples troca, o consumo de sódio e açúcares diminui consideravelmente”, afirmou.
Desta forma com uma alimentação mais natural, a quantidade de alimentos industrializados e de ultraprocessados como refrigerantes e sucos, é reduzida e afirmou que “Com essa simples troca, o consumo de sódio e açúcares diminui consideravelmente”.
Depois das festas de final de ano é normal as pessoas procurarem por fórmulas milagrosas, ela ressalta que “Se você está se sentindo inchado e pesado não se preocupe com o que vai ingerir para sanar o prejuízo, porque não existe algo mágico. Dê um tempo para seu organismo, hidrate-se bem e, quando sentir fome, se alimente da forma mais natural possível”.
Estela enfatizou que o corpo precisa estar em movimento. “O ideal seria fazer exercício físico todos os dias. Se não é possível durante toda a semana, tente de 3 a 4 vezes. Escolha uma atividade que seja fácil para você e te dê prazer. Para quem diz que não gosta de nenhuma, apenas comece, que com certeza alguma irá lhe satisfazer”, afirmou.
Também mostra que é necessário o corpo estar em movimento e afirma que “O ideal seria fazer exercício físico todos os dias. Se não é possível durante toda a semana, tente de 3 a 4 vezes. Escolha uma atividade que seja fácil para você e te dê prazer. Para quem diz que não gosta de nenhuma, apenas comece, que com certeza alguma irá lhe satisfazer”.
E por fim Estela diz que o sono é muito fundamental e finaliza “Revigora nosso corpo, mente, libera hormônios essenciais para nosso organismo e repõe nossas energias”.
Comunicação Santa Casa de Votuporanga.