Novembro Azul: Urologista do SanSaúde alerta sobre câncer de próstata | Folha Regional
Connect with us

Manchete

Novembro Azul: Urologista do SanSaúde alerta sobre câncer de próstata

Dra. Mariane Ruch Salmeron destacou a importância de diagnóstico precoce

A cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O SanSaúde apoia a campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global. A urologista Dra. Mariane Ruch Salmeron enfatizou a importância da ação. “O objetivo é conscientizar os homens. Cerca de 25% dos portadores de câncer de próstata vão morrer em decorrência da doença. Infelizmente, a campanha não consegue alcançar todo o público e os casos são descobertos em fases mais avançadas, tornando a cura mais difícil”, disse.

A médica contou que o diagnóstico é realizado através de sinais e sintomas urinários, associado ao toque retal e exame de sangue. “Não basta apenas realizar exame de sangue. Apesar de alta sensibilidade, 20% são diagnosticados apenas com toque retal. Em casos de PSA e ou toque retal alterado, é solicitado biópsia, guiada por ultrassom”, complementou.

PUBLICIDADE

Sintomas

Dra. Mariane destacou que quando os sintomas aparecem, o câncer de próstata está em fase avançada. “Eles se confundem com hiperplasia prostática benigna, problema relacionado ao aumento do tamanho da próstata. Os pacientes sofrem com dificuldade de iniciar micção, jato urinário fraco, levantam várias vezes para urinar durante a madrugada em pequenas quantidades, com ardência e até sangramento. Nestes casos, é necessário procurar um urologista”, afirmou.

Tratamento

A profissional contou que o tratamento depende de diversos fatores como idade e agressividade do tumor. “Em alguns pacientes, fazemos cirurgias. Em homens com problemas graves e que não podem ser operados, realizamos radioterapia, hormonoterapia (injeção aplicada a cada três meses) ou braquiterapia. Dependendo da agressividade, o tratamento é direcionado – desde acompanhamento até tratamento como a quimioterapia”, explicou.

Prevenção

PUBLICIDADE

Dra. Mariane contou que a melhor prevenção é o diagnóstico precoce. “É preciso ficar atento a hereditariedade. Homens com familiares de primeiro grau e negros devem fazer exames a partir de 45 anos. Raça branca a partir dos 50 anos”, finalizou.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Manchete

Vacinação contra sarampo focada em jovens começou nesta segunda-feira

Pessoas na faixa de 20 a 29 anos que ainda não foram imunizadas devem comparecer aos postos; doses estarão disponíveis até dia 30

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta segunda-feira (18), em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Esta etapa é focada em jovens na faixa de 20 a 29 anos ainda não imunizados contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 30 deste mês as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para esses jovens. O público-alvo deve comparecer aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

“Pedimos a todos os jovens que aproveitem esta campanha exclusiva para eles. A vacina é a melhor forma de proteger a si próprio, sua família e amigos”, diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

PUBLICIDADE

No sábado (30), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos que ainda não se vacinaram ou estão com a carteira de vacinação desatualizada.

“Importante lembrar que quem tomou a primeira dose há menos de um mês, deve aguardar trinta dias para receber a segunda”, complementa a Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

Na primeira fase da campanha, foram vacinadas 400 mil crianças na faixa de 6 meses a menores de 5 anos de idade, entre 7 e 25 de outubro.

Contraindicações

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

PUBLICIDADE

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Cenário epidemiológico

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, há 8.815 casos confirmados laboratorialmente. Considerando que o vírus já circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Estado também confirma casos com base no critério clínico-epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), englobando outros 2.759 casos.

Cerca de 56,2% do total de casos se concentram na capital. Os dados por municípios estão disponíveis neste link www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br. Neste ano, houve 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Votuporanga apresenta Toquinho acompanhado da Orquestra Sinfônica Arte Viva no dia 22 de dezembro

Evento marca encerramento de programação especial de final de ano na Concha Acústica

Tradicionalmente a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, realiza no equipamento público central da cidade o evento “Festividades na Concha”. Trata-se de uma programação especial que coincide com a abertura do comércio no período noturno e objetiva oferecer ao turista e ao morador apresentações públicas gratuitas de música, teatro, balé e cultura popular.

Em 2019, a programação tem início no dia 7 de dezembro e segue até no domingo, dia 22.

O evento vai trazer, entre outras atrações, espetáculos de balé; a Banda Musical Zequinha de Abreu; o cantor Marcio Zarsi, o Coral de Violas “A Voz do Sertão”; o cortejo da Companhia de Reis Garça Branca; Coral Comunicanto e Comunicanto Kids; Symphonic Rock; o Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas, com “Um conto de Natal”; e o Concerto da Orquestra Projeto Sinfônico com o Coral Canto Livre.

PUBLICIDADE

Para finalizar, no domingo, dia 22 de dezembro, o cantor Toquinho se apresentará com a Orquestra Sinfônica Arte Viva, regida pelo Maestro Amilson Godoy, na Concha Acústica, uma parceria com a Associação Comercial de Votuporanga, Sincomercio, Sincomerciários e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Prefeitura de Votuporanga oferece vagas para curso gratuito de Informática Básica

Inscrições estarão abertas do dia 18 a 21/11 ou até as dez vagas serem preenchidas

A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Fundo Social de Solidariedade do Município, com apoio do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, está oferecendo vagas para curso gratuito de Informática Básica.

Texto comum da página…Inscrições estarão abertas de segunda-feira (18/11) a quinta-feira (21/11) ou até as dez vagas serem preenchidas.

O curso é direcionado a maiores de 18 anos. Interessados em se inscrever devem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade, localizado na Prefeitura Municipal de Votuporanga, situada à Rua Pará, nº 3227 – das 9h às 15h, de segunda à sexta-feira, apresentando documento de identidade, número do título de eleitor, foto 3×4 e NIS (Número de Identificação Social), caso faça parte de programas sociais.

PUBLICIDADE

Aulas serão promovidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre os dias 25/11 a 19/12 e 06/01 a 16/01, das 19h às 21h30.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

POPULARES