Fonte: Santa Casa de Votuporanga

Novembro Azul orienta os homens sobre o câncer de próstata

O novembro Azul é uma campanha de conscientização que possui o objetivo de orientar os homens sobre os cuidados com a saúde, além da prevenção de doenças, principalmente relacionados com o câncer de próstata. Que é o que mais atinge a terceira idade, quando identificado precocemente pode ser uma alta probabilidade de ser curado.

A sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em seus estudos revelaram que um em cada seis homens com idade acima de 45 anos conseguem apresentar o câncer sem mesmo ter o conhecimento.

O Dr. Paulo Afonso da Silveira Filho, urologista do SanSaúde, explica que essa doença pode ser associada ao envelhecimento e aos fatores genéticos, desta forma ele afirma que “Existem especulações de que dieta pobre em gordura, rica em fibra, chá verde, leite de soja, tomate, ajudariam na prevenção. Os fatores mais importantes que determinam são idade, hereditariedade e raça negra”.

Além disso, ressaltou também que os homens após os 50 anos precisam realizar a consulta médica e realizar o exame digital de próstata (toque) e o PSA (de sangue). São estimados aqui no Brasil cerca de 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada triênio, ou seja, 2020-2022. Ainda ressalta que “Para quem tem histórico de câncer ou de origem negra, é aconselhável avaliação periódica após 45 anos”.

Completa dizendo que se for diagnosticado em fase inicial a doença tem a oportunidade ser curado em 90% dos casos. E de que “No início, o paciente não tem sintomas. Já na etapa avançada, ele urina com dificuldade, sangramento, há emagrecimento e dor lombar. O ideal é procurar um médico sem dores e queixas”.

A suspeita diagnóstica acontece pelas alterações que são apresentadas no exame o Dr. Paulo finaliza dizendo que “No exame digital de próstata, é possível avaliar o tamanho, o peso, se há relevo, consistência, caroço, até mesmo tumor de reto. É fundamental fazer esse teste, aliado ao de sangue. Um complementa o outro e, a partir deles, é possível realizar biopsia, confirmando o diagnóstico”.

 

 

Similar Posts

%d bloggers like this: