Nico Rosberg é campeão do Mundo da Fórmula 1

Larissa Lenarduzzi
larissa.lenarduzzi@folha.com.br

O alemão que até este domingo era conhecido como o piloto que possuía mais vitórias e menos títulos, finalmente subiu ao pódio

O novo campeão superou as dificuldades que se dispuseram em seu percurso com muita segurança, demonstrando o crescimento e o caminho de uma nova mentalidade, o que foi chave de ouro nessa última campanha em busca do primeiro lugar.

Rosberg se manteve firme sem abaixar a cabeça com a pressão sofrida nas últimas quatro voltas, que estava sob domínio de Lewis. O germânico se viu nas últimas cinco voltas em disputa acirrada com Hamilton, buscando em cada curva um erro para ultrapassagem.
O campeão resistiu para celebrar seu primeiro mundial e voltar a colocar o sobrenome Rosberg em primeiro lugar, como fez seu pai, Keke Rosberg, em 1982.

Como foi a corrida?
A corrida começou com uma saída limpa para Hamilton e Rosberg. O britânico começou marcando o ritmo desde o início enquanto a equipe Red Bull desfez a possibilidade de alcançar o pódio, depois que Raikkonen passou Ricciardo. Vestappen iniciou, então, uma tremenda remontada sem deixar de pensar no objetivo do pódio.
Começou então a entrada e saída dos boxes, com o foco colocado sobre Rosberg – que se defendeu do undercut de Raikkonen já em seu primeiro pit stop por milésimos de segundos.O alemão entrou na pista justo na frente do finlandês, superando a prova do dia.

O Segundo lugar chegaria um pouco mais adiante. O holandês alargou ao máximo sua primeira parada, fazendo durar o jogo de pneus macios até a vigésima primeira volta. Ele se colocou na segunda posição na frente de Nico. O holandês começou a fazer um excelente trabalho de equipe freando Rosberg para facilitar que Ricciardo pudesse alcançar o alemão, porém o novo campeão começou a colocar em prática a manobra que o levou a alcançar o título.
Sebastian Vettel se uniu aos campeões graças à estratégia da Ferrari. Desta vez, a escuderia italiana fez Sebastian alargar sua segunda parada ao máximo enquanto Hamilton liderava a corrida.

Nas últimas voltas, Hamilton obrigou Rosberg a defender-se da Vettel. “Se continuar assim, peço permissão para ultrapassar Hamilton”, exclamou o lider do campeonato (por rádio) enquanto a Mercedes pedia a Lewis que fosse mais rápido se quisesse ganhar a corrida.Todavia, Hamilton se prendeu às últimas esperanças de alcançar o título de campeão que lhe restavam até a última volta e Rosberg passou a última prova do dia competindo com seu compatriota.
Fernando Alonso fechou a temporada de 2016 com a McLaren da melhor forma, com um ponto que devolve a ele a glória e a esperança para lutar pelo pódio em 2017.

Grande Prêmio de Abu Dabi (55 voltas/305,35 kms.):

1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1h.38:04.013

.2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0.439

.3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) a 0.843

.4. Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer) a 1.685

.5. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer) a 5.315

.6. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) a 18.816

.7. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 50.114

.8. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) a 58.776

.9. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) a 59.436

10. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) a 59.896

11. Romain Grosjean (FRA/Haas) a 1:16.777

12. Esteban Gutiérrez (MEX/Haas-Ferrari) a 1:35.113

13. Esteban Ocon (FRA/Manor-Mercedes) a 1 volta

14. Pascal Wehrlein (ALE/Manor-Mercedes) a 1 volta

15. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) a 1 volta

16. Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) a 1 volta

17. Jolyon Palmer (GBR/Renault) a 1 volta

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: