Após a reportagem da Folha Regional constatar lixo na Praça “Nozuma Abê”, a praça da Avenida 9 de Julho, a Prefeitura de Votuporanga enviou uma nota sobre o assunto, esclarecendo sobre o descarte irregular naquele local. Ao voltarmos no horário da feira, no início da noite desta sexta (1º), a praça já estava limpa (foto).
A Saev Ambiental informou que o descarte irregular de lixo pode resultar em multa. A legislação prevê como ato de infração depositar materiais de construção civil e de podas ou outros resíduos sólidos de qualquer natureza em calçadas, ruas, praças e terrenos. Em casos de descumprimento, o responsável que for flagrado praticando o ato receberá multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), aproximadamente R$ 6 mil, podendo ser dobrada mediante reincidência.
A praça em questão possui um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para descarte de materiais recicláveis como papel, papelão, metal, vidro e plástico. O recolhimento destes materiais descartados no PEV é realizado, regularmente, três vezes por semana, por meio da Coopervinte.
No entanto, a Saev Ambiental vem observando que, neste local, as pessoas estão descartando outros materiais de maneira irregular, portanto, é de extrema importância que a população denuncie pela Central de Atendimento da Superintendência, no número gratuito 0800 770-19500.
Ecotudo
Vale lembrar, que a Saev Ambiental disponibiliza a toda a população os serviços do Ecotudo, um espaço gratuito criado em parceria com a Prefeitura, para o recebimento de entulhos e resíduos domiciliares: o Ecotudo Sul, localizado na Avenida Conde Francisco Matarazzo, no Palmeiras I; Ecotudo Norte, que fica na Av. Sete, nº 2440, no Distrito Industrial I e o Ecotudo Oeste, no alto da vicinal Nelson Bolotário. O horário de atendimento é de segunda à segunda, das 9h às 20h.
Materiais que o Ecotudo recebe:
- Resíduos da construção civil;
- Sobras de poda de árvores e jardins;
- Metais;
- Madeiras;
- Pneus;
- Espuma de estofados;
- Móveis velhos;