Medalhista olímpico visita Votuporanga por meio do Circuito Move Brasil

Paulo Ricardo Venâncio
paulo.venâncio@folhar.com.br

Arthur Zanetti conquistou medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas de Londres e Rio, ambos na modalidade de argolas

Votuporanga foi um dos municípios que fizeram parte do calendário do Circuito Move Brasil, campanha realizada desde 2012, com o intuito de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, e consequentemente combater o sedentarismo. A ação é promovida pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e demais parceiros como: Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).
Dentro dessa proposta, foi feito o convite ao ginasta Arthur Zanetti, atleta com maior destaque na modalidade Ginástica Artística na história sul-americana. Zanetti possui entre suas principais conquistas os títulos de nove etapas da Copa do Mundo do Campeonato Mundial de 2013, além das medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas de Londres e Rio, todas no aparelho argolas.

Na região
Entre os dias 19 e 27, o ginasta passou pelas cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Mirassol, encerrando a programação no Ginásio de Esportes do Sesc Rio Preto e Ginásio Júpiter Olímpico de São José do Rio Preto. Durante os encontros também foram realizadas demonstrações e vivências de ginástica artística, acompanhadas de uma plataforma para acrobacias chamada Air Track. Em Votuporanga os encontros foram realizados em dois períodos, sendo eles na Concha Acústica Professor Geraldo Alves Machado e Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali, reunindo comunidade e alunos para um bate-papo descontraído com o atleta.

Em entrevista à Folha Regional, Arthur comentou sobre essas iniciativas que promovem o estímulo ao desenvolvimento social por meio do esporte. “Acho que é uma campanha muito legal que o Sesc vem promovendo. Eles me convidaram para esse projeto, que além de demonstrar um esporte de alto rendimento, incentivam a prática de atividade física de modo geral”, destaca. “Vemos que hoje a população brasileira está bem sedentária, em decorrência disso, conto minha trajetória e tento divulgar ao máximo todos os esportes”, frisa.

O ginasta atualmente está com uma rotina de treinos um pouco atípica, devido à um recente procedimento cirúrgico no ombro, realizado após as olimpíadas. Arthur afirma que normalmente dedica um tempo que varia de seis a sete horas diárias, de segunda a sábado, ao esporte, além de uma alimentação estritamente regrada. Revela também que veio de uma família de atletas e que são eles que sempre o incentivaram a continuar, mesmo perante todos os obstáculos. “Já pensei em parar várias vezes, mas eles sempre estavam lá ‘segurando as pontas’, principalmente nas dificuldades. Me apoiam bastante e sabem que o esporte não é só um meio de saúde, mas sim um meio de educação”, ressalta. “Então tudo o que tenho e que sou, agradeço à ginástica, mas primeiramente à minha família”, declara.

Zanetti retoma os treinos em 2017, o atleta permanecerá mais um período em repouso até que receba liberação médica. A mensagem principal que deixa para aqueles que se inspiram em sua história é de que sejam perseverantes. “Dificuldades sempre virão, não importa a área, tanto no esporte quanto na área empresarial, mas o importante é não desistir nesse primeiro momento. É preciso ter muita dedicação, disciplina, força de vontade e traçar objetivos para sua vida. Se colocar tudo isso em prática, incluindo o respeito com os profissionais com quem você vai lidar, com certeza o objetivo será alcançado”, finaliza.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: