Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa em Votuporanga na próxima segunda

Na próxima segunda-feira (23/4) começa a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Votuporanga. Todas as unidades de saúde do município estarão preparadas para atender os contemplados da ação, que atenderá os grupos prioritários, ou seja, aqueles com maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus. Cerca de 22 mil pessoas estão incluídas como público-alvo desta ação em Votuporanga, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.  

A campanha promovida pela Secretaria Municipal da Saúde segue até o dia 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha previsto para 12 de maio. 

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. 

Público-alvo

Estão incluídos as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada. 

Em 2018, até o momento, nenhum caso de H1N1 foi registrado em Votuporanga. No ano passado um caso foi contabilizado. 

As unidades de saúde do município permanecerão abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Contágio e Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções. 

Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas: 

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

Similar Posts

%d bloggers like this: