Ligue-se a nós

Bahia

IPVA 2020 na Bahia: Consulte o Valor do IPVA do seu carro e moto

O valor a ser pago do IPVA deve ficar, em média, 3,56% mais barato neste ano.

Os proprietários de veículos registrados no estado da Bahia podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 em toda a rede bancária a partir desta sexta-feira. 

A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando informar o número do Renavam do veículo. O valor também pode ser consultado pelo site da Fazenda.  

O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato com uma queda de, em média, 3,56% no valor de 2020. O pagamento do IPVA, em cota única, poderá ser realizado até 10 de fevereiro de 2020, para quem quiser aproveitar 10% de desconto.

A maior queda nos valores, se comparados com o IPVA 2019, é a que beneficia os chamados veículos utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida, vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para as motos e caminhões, a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente.

Os novos valores são calculados com base em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa usa como base preços praticados na Bahia em outubro de 2019. O preço é calculado de acordo com o modelo do veículo. 

 

Multa por atraso

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa será de 20% do valor do imposto.

A inadimplência do IPVA também impede o proprietário de realizar o licenciamento do carro. Como consequência, o veículo poderá ser apreendido, receber multa e o proprietário ser penalizado com sete pontos na CNH.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Publicidade

POPULARES