Art and culture icons set with theatre literature cinema symbols isolated vector illustration

II Conferência Municipal de Cultura de São José do Rio Preto termina hoje dia 18 de outubro

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou neste sábado dia 17 de outubro e hoje domingo dia 18 de outubro, a II Conferência Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Por conta da pandemia, esta edição será realizada online, pela plataforma Zoom. As inscrições já foram encerradas.

A II Conferência de Cultura está sendo realizada das 14h00 às 18h30, nos dois dias. Além das discussões e ações sobre políticas culturais, a programação inclui apresentações musicais de projetos vencedores da edição 2020 do Prêmio Nelson Seixas.

Hoje dia 18 de outubro, domingo, às 14h, a II Conferência recomeça com Psicorange, em pílula domingueira, apresentação de  Andressa Maria, Murilo Gussi e Sávio D’Agostino.

A Secretária Municipal de Cultura de Ribeirão Preto/SP, a cientista social e bailarina, Isabella Pessotti apresenta o tema “Inter-Gestão: poder público e sociedade civil”. Ao final haverá espaço para perguntas e inscrições dos participantes para as falas com temas relacionados à II Conferência.

Na sequência, o Secretário de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga e o Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho farão o lançamento do Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto – Indicadores e Organização.

Também contará com a apresentação “Café com uma fatia do Cancioneiro de Lua”, com Cris Duarte.

O historiador e escritor, Celio Turino, de São Paulo/SP é o convidado para a palestra de encerramento, com o tema “O caráter simbólico da Cultura”.

Haverá ainda a apresentação dos representantes eleitos da sociedade civil para a formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais – biênio 11/2020 – 11/2022, moções, leitura e aprovação da Ata da Conferência e as considerações finais.

Os segmentos da sociedade civil que estarão representados no Conselho foram definidos durante a I Conferência Municipal de Cultura, no ano de 2018 e são: 1-Artes Plásticas/Visuais/Design; 2-Audiovisual/Multimeios/Cinema/Artes Integradas; 3- Teatro/Arte Circense; 4- Dança/Movimento; 5-Carnaval/Samba;

6- Literatura/Livro; 7- Cultura Urbana/Arte de Rua/Hip Hop; 8- Música; 9- Patrimônio Cultural; 10- Cultura da População Negra e População Indígena; 11- Cultura LGBTQIA+; 12- Cultura Popular/ Folclore/Artesanato e 13-Produção/Promoção Cultural/Economia Criativa.

Na sequência uma plenária para definição das dez metas para o Plano Municipal de Cultura e votação das propostas de metas. Fechando a programação haverá moções, leitura e aprovação da Ata da Conferência.

A Programação no primeiro dia 17 de outubro ocorreu com a abertura e apresentação musical “As Chicas, em porção de entrada”, com Érica Porto e Elis Ribeiro.

Na sequência, na composição da mesa, teve a abertura com o Secretário da pasta, Pedro Ganga e leitura e aprovação do Regimento da Conferência.

O tema deste ano, Histórico do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura, será apresentado pelo assessor da Secretaria de Cultura e Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho.

A artista e doutora em Artes Visuais, Renata Felinto,do Crato/CE,apresentou o tema: “A pluralidade cultural brasileira como cura da nossa gente: da estética doméstica à obra de arte no museu.

Teve também Paulo Casale trouxe um pouco da música de Paulo Moura, a mestre em Educação, professora e musicista, Amanda Melissa dos Santos, que é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campo Limpo Paulista/SP, discorreu sobre o tema: “A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais”.

 

 

Similar Posts

%d bloggers like this: