Há 24 anos, Brasil quebrava jejum de 24 anos sem títulos mundiais 

author
1 minute, 39 seconds Read
Brasileiros comemoram título da Copa de 1994

Brasileiros comemoram título da Copa de 1994
Getty Images – 17.7.1994

Há exatos 24 anos, no dia 17 de julho de 1994, o Brasil comemorava o tetracampeonato mundial em uma sofrida final contra a Itália, em Pasadena, nos Estados Unidos, que terminou com a vitória nas cobranças de pênaltis. No tempo normal e na prorrogação, as seleções empataram em 0 a 0.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

O meia Roberto Baggio, ídolo do futebol italiano, foi o encarregado da última cobrança. Frente a frente com Taffarel, que já havia defendido a batida de Massaro naquela final — Baresi também tinha errado —, Baggio chutou alto demais e fez a torcida brasileira explodir.

Do lado brasileiro, o zagueiro Márcio Santos desperdiçou a primeira cobrança, mas Romário, Branco e Dunga converteram as suas penalidades. No fim, o Brasil venceu a disputa por 3 a 2.

Curiosamente, a seleção brasileira quebrava naquele ano um jejum de 24 anos sem títulos. A última conquista do Brasil havia ocorrido na Copa do México, em 1970, ainda com Pelé em campo. Muitos torcedores e especialistas em futebol consideram aquele time como o melhor de todos os tempos.

Zagallo ergue a taça em Brasília

Zagallo ergue a taça em Brasília
Folhapress/Folhapress

Naquela final, outra coincidência: o Brasil também venceu a Itália. No entanto, o placar foi elástico: 4 a 1, com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol italiano no Estádio Azteca, na Cidade do México.

A seleção brasileira era comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo, que iniciava a carreira como treinador, depois de vencer os Mundiais de 1958 e 1962 como jogador. A campanha do Brasil foi irrepreensível. O selecionado nacional venceu todos os seis jogos que disputou na Copa de 1970: Tchecoslováquia (4 a 1), Inglaterra (1 a 0), Romênia (3 a 2), Uruguai (3 a 1), Peru (4 a 2), Uruguai (3 a 1) e Itália (4 a 1).

Mercado da Bola: as novidades dos clubes na retomada do Brasileirão

Similar Posts

%d bloggers like this: