Gestão de Negócios: Liderança

author
2 minutes, 3 seconds Read

Quando falamos em liderança as pessoas pensam em poder. Quando falamos em ser um líder elas assimilam com status. Mas será que essa é a realidade? Por mais que o líder possa a ter algum prestígio por estar em algum cargo de liderança, essas premissas populares não são totalmente verdade. Isso porque ser um líder pressupõe grandes responsabilidades e desafios diários.

O líder é aquele que funciona como um guia para os seus subordinados e um norte para sua equipe, ele deve trazer ao contexto de sua atuação uma sensação de estabilidade, fazendo com que todos sejam a sua melhor versão. Por isso, ele pode estar ou não em um cargo de liderança, pois ser líder não está ligado ao cargo, mas a capacidade de impactar os que estão ao redor. Quer a prova? Pense na sua realidade, você com certeza conhece chefes que não são líderes e líderes que não são chefes.

Isso pode gerar uma grande questão: “Liderança pode ser ensinada?” E a resposta é bem reconfortante: “Sim, liderança é uma habilidade que pode ser ensinada. Mas nem sempre foi assim, por muito tempo acreditou-se que um líder nascia pronto, inclusive é dessa época aquela visão mais romântica do líder que falamos no começo do texto.” Essa resposta nos remete a outra pergunta: “Como fazer para que eu tenha um gestor que é líder?” E a resposta é simples: “Treinamento.” Lembra que já falamos dele aqui? O treinamento pode ser usado para desenvolver, entre outras coisas, habilidades. Por conta disso, é possível treinar o gestor para que ele seja também um líder. Mas fique atento, para qualquer treinamento é necessário que o colaborador esteja disposto a mudar, caso o contrário, tempo e dinheiro serão investidos sem que as mudanças aconteçam.

Algumas qualidades são recorrentemente citadas como importantes em um líder e por isso as trouxemos para vocês analisarem como estão nelas.

São elas:

I) Iniciativa.
II) Determinação.
III) Autoconfiança.
IV) Integridade.
V) Sociabilidade.
VI) Visão.
VII) Inteligência.

Faça essa análise e veja como pode melhorar em cada umas das qualidades. Lembre-se de que você pode ser um líder em qualquer área da sua vida pessoal ou profissional, transformando positivamente a realidade ao seu redor de maneira.  

Similar Posts

%d bloggers like this: