Gestão de Negócios: Inovação

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Vivemos em um mundo no qual as transformações estão a cada dia mais rápidas e mais intensas. Essas transformações são das mais variadas ordens: sociais, tecnológicas, cientificas e outras. Se um profissional ou uma empresa querem se manter no mercado, precisam estar atentos a essas mudanças e preparados para acompanha-las.  E digo preparados porque o processo de inovação e mudança pode não ser fácil, vários são os desafios encontrados, entre eles podemos citar:

  • A questão financeira: manter-se inovando e mudando requer gastos constantes.
  • A questão da tecnologia: uma empresa que busca estar sempre à frente de inovações tecnologias precisa estar constantemente pesquisando e investindo em novos talentos.
  • A questão social: em uma sociedade que muda sempre e cada vez mais rápido é importante manter a inovação e a mudança nos rumos certos, para não ser julgada como ultrapassado ou conservador.
  • A questão da mudança: inovações e mudanças de produto ou de gestão nem sempre são fáceis de serem assimiladas e manejadas.

De todos os desafios, gostaria de falar um pouco mais sobre o item referente a questão das mudanças. Como dito, entender e aceitar mudanças não é fácil, o que faz com que os responsáveis tenham atenção ao processo, para evitar problemas e dificuldades. Entre os principais motivados para a alta rejeição a mudança temos:

  • O medo dos colaboradores de que o processo de mudança gere para eles alguma dificuldade de ação.
  • A insegurança dos colaboradores diante das novas regras sobre seus ganhos e direitos passados.
  • O receio dos colaboradores em se abrirem para um terceiro imposto pela chefia.
  • O trabalho de implementação pode, se não for bem conduzido, gerar um lapso temporal, no qual os trabalhadores e as lideranças não sabem qual cultura seguir para a tomada de decisão estratégica.

Apesar dos desafios existentes serem de diversas ordens e abrangerem diferentes níveis de colaboradores, a solução para todos tem um denominador em comum: o diálogo aberto e franco com todos os envolvidos, para que assim o processo de mudança não seja permeado pelos medos, mas sim pela confiança na organização e no futuro. O responsável pela implementação deve estar atento as necessidades da empresa, para que possa combinar da melhor maneira possível os objetivos da organização com os objetivos dos funcionários. 

Se bem conduzida, inovações e mudanças tendem a gerar como resultados:

  • Aumento da satisfação dos empregados para com a organização e maior identificação dos colaboradores com a empresa e sua missão.
  • Aumento da produtividade.
  • Aumento do lucro.
  • Melhor posicionamento da empresa no mercado.

 Como demonstram os resultados esperados, a implementação de inovações e mudanças, gerará melhoria na qualidade da administração da empresa como um todo e também na gestão de pessoas de maneira especifica, o que gerará maiores ganhos tanto para a empresa, quanto para os seus colaboradores.

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