Gestão de Negócios: a importância do marketing

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Vamos dar continuidade aos assuntos ligados à gestão estratégica de um negócio e/ou carreira?

Um dos temas em que as pessoas mais têm dificuldade é o marketing. Em geral, as pessoas não sabem como planejar e executar um processo de marketing. Para piorar, muitos profissionais têm vergonha de realizar ações nesse sentido, por considerarem algo ruim e que pode demonstrar que os negócios vão mal. Não poderiam estar mais errados, pois um negócio e uma carreira que estão no caminho certo, com certeza têm uma estratégia de marketing bem elaborada.

O marketing é o conjunto de ações que visam criar um ciclo de valor a todos os envolvidos. Parece um pouco difícil? Então vou explicar um pouco mais detalhado. O processo que existe no mercado é uma relação de trocas constantes. Essas trocas acontecem porque as pessoas enxergam valor nessas trocas, produtor e consumidor entendem que trocar o produto pelo dinheiro é de interesse mútuo e ambos entendem que essa troca é satisfatória. O marketing é o responsável por conduzir essa construção de troca, fazendo com que os envolvidos entendam que essa troca de valores é de interesse de todos.

Lembra quando citei os profissionais que têm vergonha? Eles não entendem essa construção e normalmente acham que o marketing é algo pejorativo, nas palavras de muitos: “Luisa, eu sinto que estou me vendendo.” Quando escuto isso faço essa explicação e mostro que para um negócio ou carreira prosperar é necessário que haja trocas com o meio e essas acontecerão de maneira mais eficaz quando nosso marketing esteja ajustado as nossas necessidades e aos interesses do cliente.

Para trazer os resultados esperados o marketing precisa ser corretamente desenvolvido para o caso concreto. Mas aqui trarei um modelo simplificado para você começar a desenvolver um processo de marketing eficiente para sua empresa ou carreira. Podemos dividi-lo em cinco etapas. A primeira diz respeito ao entendimento do mercado e das necessidades dos clientes que você visa alcançar, afinal você não pode vender para uma pessoa algo que ela não precisa ou não quer. O segundo passo é criar a estratégia de marketing para esses potencias clientes, ou seja, você deve planejar como vai alcançar as pessoas que podem comprar aquilo que você está querendo vender.

O terceiro passo é o desenvolvimento do valor agregado do seu produto ou serviço, isso quer dizer que nesse passo você irá criar o modo como mostrará ao seu cliente o diferencial do seu produto ou serviço. O quarto passo é a construção de um relacionamento saudável com o cliente, é aqui que temos a propaganda, pois nesse momento você buscará levar tudo o que foi construído ao cliente. O quinto e último passo é o momento em que você de fato realiza a troca com o cliente, ou seja, ele leva o produto ou serviço que para ele tem um valor, além do simples valor financeiro e em troca efetua o pagamento a você.

Parece muita coisa não é mesmo? E é mesmo! Todo planejamento é complexo e deve ser detalhista para trazer os efeitos desejados. Mas não deixe isso te paralisar! Vá em frente e busque superar um desafio por vez. Você com certeza chegará lá se não desistir!

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