Começamos o ano usando esse espaço para falar sobre questões básicas a todos que buscam uma vida profissional satisfatória, eram temas que geravam uma análise subjetiva para cada um. Hoje, começaremos uma série de textos ligados à gestão de negócios. São reflexões úteis para todo aquele que quer gerenciar com maior qualidade sua empresa e/ou sua vida. Espero que esses temas possam fomentar mudanças e gerar resultados positivos na vida de cada um que passa por essa coluna todos os meses.
Vamos começar falando sobre estratégia. Afinal, se não sabemos para onde vamos e como chegaremos lá, já estamos começando errado.
Muitos não sabem, mas o conceito de estratégia que usamos hoje nos campos da administração e da economia, na verdade nasceu no campo militar. Estratégia era o que os bons generais deveriam ter e saber fazer para levar seu exército a vitória. Hoje em dia, os bons gestores a usam para garantir a competitividade de seus negócios. Em um cenário econômico e político instável como o que vivemos, ter uma gestão estratégica de qualidade é imprescindível para que uma organização/pessoa se mantenha no mercado.
A estratégia é a base que deve nortear as ações da empresa, pois é ela que delimitará os objetivos da mesma, considerando: os recursos, as capacidades, as vantagens e as desvantagens competitivas e a análise do setor. Quando uma organização consegue realizar essa construção, ela para de ser reativa aos acontecimentos internos e externos, pois consegue controlar os internos e antecipar muitos dos externos.
Entre os conceitos que poderiam ser usados para conduzir a construção da estratégia empresarial, três são fundamentais: os de missão, visão e valores.
Missão: é o que justifica a existência da organização, é o que a empresa quer mudar no cenário em que atua. Ter a missão definida ajuda o gestor a entender e justificar as escolhas que faz.
Visão: é aquilo que a empresa busca se tornar, é o objetivo dela ao longo do tempo. Quando um gestor sabe para onde quer levar a sua empresa, sua tomada de decisão é mais fácil e assertiva.
Valores: são a base sobre a qual a empresa irá se constituir, são os princípios norteadores da empresa e de suas decisões. Ao saber qual a essência da empresa, o gestor pode conduzi-la melhor ao longo das dificuldades.
Está em dúvida se a sua empresa tem uma gestão estratégica forte e bem definida? Uma ferramenta pode ser aplicada para te ajudar a descobrir isso, mas cuidado, qualquer ferramenta de gestão deve ser aplicada por um profissional que saiba como desenvolve-la, para que os resultados sejam corretos e o impacto gerado seja positivo. A ferramenta em questão é a Análise SWOT, que permite ao gestor entender: as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças que envolvem a empresa. O que gera um entendimento sobre os cenários internos e externos da empresa.
Ao compreender os mesmos e saber a missão, a visão e os valores de sua empresa/vida, o gestor poderá atua com maior segurança, o que gerará melhores resultados.
Surgiu alguma dúvida? Gostaria de compartilhar alguma conclusão que esse texto trouxe para você? Escreva para mim, pelo facebook ou pelo e-mail!! Vou adorar receber a sua opinião e te ajudar nessa incrível jornada que é a construção de uma carreira e de uma empresa!