Os administradores de uma empresa podem usar várias abordagens para definir sua estratégia de gestão. Durante muitos anos, a prioridade era dada somente aos números contábeis e aos sistemas de produção. Porém, as transformações vividas pelo mundo nas últimas décadas impactaram também a administração das empresas e hoje os administradores priorizam cada vez mais a gestão de pessoas, utilizando seus pressupostos como base para uma administração mais moderna e eficiente. Sendo assim, ao realizarem as funções administrativas, que em número total de quatro dizem respeito ao planejamento, à direção, à organização e ao controle, as empresas usam como base para suas escolhas a gestão de pessoas como forma de alcançar os seus objetivos estratégicos.
Muitos são os temas que podem ser debatidos quando falamos de gestão de pessoas, pois se trata de uma área ampla e de ricos aprendizados, mas escolhemos falar aqui da importância do bom gerenciamento das pessoas através dos treinamentos, pois em um mundo cada vez mais competitivo, gerenciar seus talentos humanos é fundamental, pois são eles o diferencial da empresa. Podemos comprar máquinas iguais para empresas do mesmo segmento, mas são as pessoas que gerenciam essas máquinas e, que com isso, impactarão verdadeiramente o resultado final. Uma forma de garantir que esse colaborador fique na empresa que seja a cada dia um diferencial mais importante nos resultados finais é garantir que ele esteja sempre atualizado e conectado com a empresa.
Uma forma de garantir que esse colaborador fique na empresa e que ele seja a cada dia um diferencial mais importante nos resultados finais, é garantir que o mesmo esteja sempre atualizado e conectado com a empresa.
O treinamento é a ação de levar conhecimento ao colaborador, para gerar aprendizagem e com isso mudanças em seu comportamento e melhoria em seu desempenho. As mudanças podem ser de quatro tipos:
- Transmissão de informação – ao aprender novas informações o colaborador pode ser mais atuante e assertivo sobre o seu cargo, a empresa e os resultados esperados.
- Desenvolvimento de habilidades – ao desenvolver novas habilidades o colaborador pode fazer melhor o seu serviço, otimizando resultados para ele e para a empresa.
- Desenvolvimento ou mudança de atitudes – ao estimular novas atitudes a empresa cria um ambiente de trabalho mais saudável e eficaz.
- Desenvolvimento de conceitos – ao levar o colaborador a viver de fato os conceitos da empresa, os gestores passam a ter uma equipe mais coesa e mais produtiva.
Devido a sua importância e ao seu impacto, o treinamento deve ser planejado, executado e analisado, buscando com isso garantir que as melhorias desejadas sejam alcançadas. Podemos dizer que o treinamento tem quatro fases e que elas serão desenvolvidas considerando o caso concreto, uma vez que cada empresa tem suas particularidades e suas necessidades. As fases são: levantamento de necessidades; programação do treinamento; execução do treinamento; avaliação dos resultados. Cada uma terá um tempo de execução e preparará as pessoas para a próxima.
Ao preparar um treinamento é importante saber que ele é um meio para alcançar um objetivo e não o objetivo em si, ele deve estar sempre alinhado com os objetivos estratégicos da empresa e de sua gestão de pessoas, garantindo assim que os resultados alcançados sejam os desejados pelo gestor e evitando o erro que muitas empresas cometem de realizar treinamentos sem a base necessária, o que leva ao desperdício de tempo, dinheiro e pessoal – recursos de importância inigualável para o sucesso de qualquer negócio.