Gestão de Negócios: Empreendedorismo

author
2 minutes, 43 seconds Read

Por experiência na área, posso confirmar o que outros especialistas dizem, o Brasil ainda não é um país que apoia o empreendedorismo como algo natural. Nossa sociedade ainda vê o empreendedor como alguém especial e que nasceu “para dar certo”, com certeza você já escutou isso. Ou então o vê como alguém “sem juízo e que perdeu tudo porque se arriscou”, comentário usado quando os resultados finais não foram os melhores. Diante desse cenário, as pessoas que sonham em empreender se paralisam e por vezes não investem nos seus sonhos, o que é uma grande perda para elas e para a sociedade. Como sempre digo, acredito que o país que queremos precisa ser construído por nós e, para mim, cada pessoa que empreende e se arrisca, está colaborando para que as transformações aconteçam.

Voltando a minha experiência na área, analisando dados percebo que mais de 40% das pessoas dizem estar infelizes com suas carreiras, por não terem escolhido a área certa para os seus valores e objetivos. O pior é que muitos não fazem nada para gerar uma mudança, não estão felizes, mas continuam por medo. Esses ficarão infelizes enquanto o retorno financeiro e o medo barrarem o desejo de mudança e felicidade. Dessa grande porcentagem, a maioria me relata que gostaria de empreender, mas que não o faz pelos motivos já expostos aqui.

Para saber se empreender é o melhor para a pessoa é necessário analisar o caso concreto, uma vez que empreender requer recursos financeiros, emocionais e de tempo. Mas deixo aqui algumas dicas para você que pensa em empreender, mas tem medo. Elas não irão abarcar todos os desafios que você irá enfrentar, mas com certeza lhe trarão grande amadurecimento sobre o assunto.

Dica 01 – Como você gostaria de empreender? Saber qual o perfil empreendedor, te ajudará a saber qual o melhor negócio para você. Entre os principais tipos de negócio temos:  
a) negócio próprio
b) franquia
c) negócios digitais

Dica 02 – Como seria o seu negócio? Uma boa maneira de saber é realizar o desenho do seu negócio e escolher uma metodologia com a qual você tenha facilidade. Se estiver em dúvida, procure um profissional da área. Afinal, o seu sonho precisa ser iniciado com o pé direito.

Dica 03 – Dicas gerais sobre como ser um empreendedor eficiente:

  • Foco no que você anda fazendo com sua energia – não desperdice seu tempo com aquilo que não te gera resultados reais.
  • Escreva sempre o que você aprendeu.
  • Nunca se esqueça da importância de criar tarefas específicas dentro do planejamento estratégico, elas te ajudarão a fazer um processo mais eficiente.

 

Empreender não é tarefa fácil, ainda mais em um país que não apoia os seus empreendedores. O que não quer dizer que seja errado. Ou ainda que não seja uma verdadeira realização. Por experiência posso dizer que toda a alegria de viver a minha verdadeira missão, compensa as inseguranças do caminho. Se essa for a sua vocação, não fuja dela! Busque sim construir uma trajetória de sucesso!

Similar Posts

%d bloggers like this: