Frota de veículos deve chegar a 84 mil até o fim do ano em Votuporanga

1 minute, 30 seconds Read

Votuporanga terá mais de 84 mil veículos em circulação nas ruas até o final do ano. A frota da cidade já é de 82,4 mil e ganha entre 250 e 350 novos emplacamentos a cada mês, conforme o Detran/SP. Nesse ritmo de crescimento, a marca dos 84 mil deverá ser alcançada entre novembro e dezembro.

Sem investimento em infraestrutura na mesma proporção, as condições de mobilidade a longo prazo são um ponto de interrogação. Especialistas ouvidos pela Folha Regional entendem que o cenário é preocupante e que as soluções devem priorizar os transportes de massa.

Plano de Mobilidade Urbana

Atendendo a lei 12.587/2012 que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Votuporanga criou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A lei aprovada pela Câmara Municipal visa desenvolver critérios importantes, de acessibilidade, (privilegiar meios não motorizados), uso e fiscalização do transporte coletivo, mais segurança das pessoas nesses deslocamentos, educação no trânsito, estrutura das calçadas, instalação de ciclovias, entre outros. Apesar do esforço do governo municipal, o plano foi criticado nos bastidores.

Cultura

A cultura do carro próprio e os planos econômicos voltados a facilitar o poder de compra impulsionaram a expansão da frota de veículos. O entendimento dos especialistas é de que as grandes obras viárias costumam ser demoradas e têm efeito apenas momentâneo, o que reforça o papel do transporte coletivo como alternativa.

Mas apenas a oferta de transporte público não basta. O usuário vai preferir o carro ou a motocicleta se for mais cômodo ao deslocamento, observa a especialista. Opções confortáveis, com tarifas amigáveis e variedade de linhas, são requisitos necessários para tornar os modais coletivos mais atrativos.

Similar Posts

%d bloggers like this: