Junte-se a mais de 5000 leitores inteligentes e receba a Edição Diária do Jornal Folha Regional no seu e-mail (é grátis)

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro! Após enviar, você precisará confirmar no seu e-mail a assinatura.

Folha Esporte

Palmeiras e Cruzeiro: por que o juiz não usou VAR em lance polêmico

Dracena e Fábio disputaram bola pelo alto nos acréscimos de Palmeiras x Cruzeiro

Dracena e Fábio disputaram bola pelo alto nos acréscimos de Palmeiras x Cruzeiro
Bruno Ulivieri/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo – 12.9.2018

Assim que o árbitro Wagner Reway apitou o final da derrota do Palmeiras para o Cruzeiro na última quarta-feira (12), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, os torcedores se questionaram sobre o uso do árbitro de vídeo no Allianz Parque. O R7 explica para você as aplicações do VAR.

A regra pode não ser a mais justa esportivamente, mas atende aos critérios da Ifab (International Football Association Board, que determina as regras do futebol). Assim como na Copa do Mundo e na Libertadores, o VAR da Copa do Brasil só pode ser usado em quatro aspectos: confirmação de gol, verificação de pênalti, incidentes para cartão vermelho e confusão de identidade.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

No lance em questão, já aos 52 minutos do segundo tempo, o árbitro apita a falta de Edu Dracena em Fábio e, segundos depois, Antônio Carlos empurra a bola para o gol. A jogada não caberia o uso do VAR porque não se enquadraria em nenhum dos aspectos listados. Não seria possível então a revisão da jogada. O gol ainda não havia sido marcado e por isso não poderia ser revisto.

Para evitar esse tipo de situação, a comissão de arbitragem costuma a orientar que os responsáveis pelo apito esperem até o último instante para tomar uma decisão que não pode ser voltada atrás. 

Curta a página do Esportes do R7 no Facebook

CR7 e Messi ausentes e nova liga na Europa: as seleções depois da Copa

Deixe seu comentário