O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) deste ano terá uma programação de quatro dias e completa dez anos, será realizada on-line de 10 a 13 de dezembro. Após declarar Pedro Bandeira como escritor homenageado, a organização confirmou a Cia. A Aliteatro que volta a um dos maiores eventos multiculturais do estado.
Além de ser responsável pela recepção do FLIV 2019 e incentivar o público através de discursos interessantes, o grupo também é composto por três artistas que promovem a arte dos “palhaços”. Com três anos de história, eles já iniciaram duas apresentações e vão integrá-las na programação da Festa Literária de Votuporanga.
O público poderá conferir as histórias de “O Poderoso Palhaço” e “Os Outros Reservas”. Devido à pandemia, o festival deste ano será transmitido ao vivo no canal do evento no YouTube. O novo formato levará programação para todo o mundo via Internet.
Depois de o “Mafioso Pápa” ter melhorado (ou não), os seus três “figlios” descobriram por vontade própria que um deles se tornará o novo líder, cuja missão é dar continuidade ao legado da “Famiglia”.depois de uma competição, em que o público será o juri, Giuseppe, Luigi e Roberto vão mostrar todas as suas qualidades “mafiosisticas” para conquistar o Paletó.
Em “Os Outros Reservas” também terá comédia e a plateia virtual conhecerá jogadores talentosos que não são compreendidos pela humanidade. Eles mostraram que além de notáveis jogadores, também são engenheiros, lutadores, rock star, gamers e peritos em ressurreição. “Os Outros Reservas” são explorados outra visão da imagem dos jogadores, apresentando assim o lado avesso do “show do futebol”.
Silva Stipp secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga destaca que “A programação, que atende ao novo formato do Festival, reunirá atrações para a família toda. E, neste ano, todo mundo poderá conferir de onde ela desejar e levar a programação para outras regiões do nosso País”.
A 10ª Festa Literária de Votuporanga foi organizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura Municipal de Votuporanga. É patrocinado pela Facchini e co-patrocínio da Unifev. Além do SisEB, SP Leituras, Ponto MIS, Poiesis, Museu Casa das Rosas, Amigos da Arte e IFSP Votuporanga. A promoção vem da TV TEM. Acesse www.flivotuporanga.com.br ou siga mais informações na rede social @flivotuporanga.
Em 2019 um temporal acabou marcando a história do Fliv, os palhaços da Cia. Aliteatro acompanharam a ocorrência e tiveram um papel fundamental para que as crianças que estavam participando do evento se tranquilizassem, eles e outros heróis foram reconhecidos pela organização do Festival que homenageou a todos que participaram deste acolhimento.
O ator Robertt Morreto transformou essa história em um novo espetáculo “O Perico” estreou ontem dia 2 de dezembro na cidade de Presidente Prudente, contando a história do palhaço Perico que apresentava incríveis técnicas bombeiristicas. Desde extinção de incêndios, reparação de ferimentos, técnicas de ressuscitação até a mais alta técnica de pajelança e salvamento de animais.
Morreto acompanhou a tempestade que derrubou um galpão e a outra parte do FLIV, e seu primeiro trabalho solo começou a despertar. Ele destacou que “Não que eu fale da tragédia, mas o espetáculo traz uma inquietação que esse fato trouxe para a minha vida, unindo duas profissões que fazem parte da minha vida: o palhaço e o bombeiro”, A artista ajudou a coordenar o deslocamento de cerca de 560 crianças, professores e funcionários para um local seguro deixando-os tranquilos.