Folha Regional

Estamos próximos a decolagem de uma reflexão

Essa semana que passou estava prestes a decolar e como de costume a comissária de bordo passava os procedimentos de segurança da aeronave. Perdi as contas de quantas vezes ouvi aquelas instruções durante esse ano, sou capaz até de repetir cada palavra, mas naquele dia uma frase significou algo para mim.

Aquela frase me fez viajar não só sobre as nuvens, mas sobre os meus pensamentos e atitudes. Foi uma espécie de reflexão e balanço de ano novo, com um lindo cenário do céu. A aeromoça dizia “coloque a máscara de oxigênio primeiro em você”, em qualquer outro dia eu talvez nem escutasse o que ela estava dizendo, mas naquele domingo, sem uma explicação natural eu ouvi e me coloquei a pensar.

Por que colocar as máscaras primeiro em mim? Parece óbvio ao imaginar um acidente aéreo, não há como ajudar ninguém se você não estiver protegido. Acontece que isso também se aplica a vida, e eu tinha me esquecido disso.

Não há como eu salvar alguém me deixando morrer. E isso não é egoísmo, é questão de sobrevivência! Assim como no avião passaremos por turbulências, paisagens lindas, rotas tranquilas e outras perigosa, mas se as coisas saírem do nosso controle, a primeira coisa a se fazer é cuidar de você mesmo.

Não há como ser luz para alguém se apagando, não há como oferecer amor ao outro onde não há amor próprio, não há como salvar vidas se você estiver morto.

Cuidar dos outros é uma nobre missão, mas cuidar de nós é antes de tudo obrigação.

Eu sei que muitas vezes por impulso queremos colocar a máscara primeiro naqueles que amamos, queremos salvar aqueles que ocupam o nosso coração e acabamos nos esquecendo da gente. Eu fiz e faço isso por muitas vezes, e parece que cada vez mais, acho que por isso aquele aviso soou tão forte da minha mente.

Precisamos colocar primeiro as máscaras em nós, precisamos estarmos em nossa plenitude para então poder ser o socorro do próximo.

Deixe seu comentário

jornalismo@folhar.com.br

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular