Era Ronaldinho Gaúcho foi uma revolução no Barcelona

author
2 minutes, 51 seconds Read
Ronaldinho Gaúcho é lenda do Barcelona e idolatrado pelos torcedores

Ronaldinho Gaúcho é lenda do Barcelona e idolatrado pelos torcedores
Reprodução

A passagem do meia Ronaldinho Gaúcho pelo Barcelona fez o clube mudar de patamar no cenário europeu.

Antes da chegada do brasileiro, em 2003, vindo do Paris Saint-Germain, o time catalão havia vencido a Liga dos Campeões da Europa somente uma vez, na temporada 1991/92, quando superou a Sampdoria-ITA na final. O clube tinha ainda outros três vice-campeonatos, obtidos nas temporadas 1960/61, 1985/86 e 1993/94.

Depois, já com o talento de Ronaldinho em campo, o Barça faturou a edição de 2005/6 — quando o meia foi considerado o melhor jogador da competição pela Uefa — e os títulos de 2008/9 2010/11 e 20114/15.

“O Barcelona demorou para se tornar um grande europeu em número de títulos. Era até estranho. A primeira (Liga dos Campeões) que o Barcelona vai ganhar foi contra a Sampdoria (1991). Durante anos, só tinha isso. E olha que teve times bons, mas não ia. Realmente, com o Ronaldinho Gaúcho o time embala”, avalia o jornalista esportivo e pesquisador Celso Unzelte.

Segundo o historiador, o estilo de jogo característico do time catalão — de toque de bola e muita técnica — foi implementado nos anos 1970 com a chegada de Johan Cruijff, que encantava o mundo atuando pelo Ajax e pela seleção holandesa naquela época quando desembarcou em Barcelona.

“Como âncora daquele time, ele (Ronaldinho) está mais próximo do Messi na geração atual e acima do próprio Cruijff, que era âncora de um time que não rendeu tanto. A importância dele é ter sido um talento individual em uma engrenagem coletiva”, complementou Unzelte.

Lucas Pereira lembra que R10 foi aplaudido de pé no Bernabéu

Lucas Pereira lembra que R10 foi aplaudido de pé no Bernabéu
Reprodução/Record TV

O jornalista Lucas Pereira, apresentador do Esporte Fantástico, da Record TV, classifica a importância de Ronaldinho na história do Barcelona como marcante pelo meio ter chegado em uma fase de poucos títulos e ter se tornar ídolo do torcedor azul-grená.

“Foi um divisor de águas. Depois que o Barcelona contratou Ronaldinho. Ele eternizou essa camisa 10 do Barcelona de uma forma que será difícil substituí-lo, manter esse legado. Ele deu um colorido a um time que era sem graça, não tinha títulos.”

“Teve um episódio que a torcida do Real Madrid aplaudiu Ronaldinho dentro do Santiago Bernabéu. Foi uma época espetacular”, completou o apresentador Lucas Pereira.

Ronaldinho Gaúcho estreou com a camisa do Barça no dia 27 de julho de 2003 em um amistoso de pré-temporada contra a Juventus-ITA, em Boston, nos Estados Unidos, que terminou empatado em 2 a 2.

O primeiro gol em partidas oficiais foi marcado no estádio Camp Nou, do Sevilla, pelo Campeonato Espanhol, em setembro daquele ano. Na primeira temporada pelo Barcelona, Ronaldinho marcou 22 gols em 45 partidas.

Já na temporada 2005/6, considerado o ano do reinado de Ronaldinho no Barcelona, o craque brasileiro balançou as redes 26 vezes também em 45 partidas e levantou o título da Liga dos Campeões com a vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal, em Paris.

No total, Ronaldinho fez 94 gols nos cinco anos que vestiu o uniforme do Barcelona. Também pelo clube espanhol ele obteve sua maior conquista individual da carreira: o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa nos anos de 2004 e 2005.

Similar Posts

%d bloggers like this: