Folha Regional

Enchentes em Votuporanga: Prefeito João Dado anuncia R$ 5 milhões em obras

O Prefeito João Dado reuniu imprensa e vereadores na manhã desta sexta-feira (15/2) para falar sobre as obras anti-enchentes que a Prefeitura irá executar com o financiamento aprovado pela Câmara Municipal na última semana. Com a aprovação da Lei, a Prefeitura trabalha, agora, na elaboração de um processo licitatório para contratação deste financiamento, junto a instituições financeiras. Na sequência, a Prefeitura contratará as empresas que realizarão as obras para solucionar, em definitivo, os problemas de alagamento que ocorrem em alguns pontos da cidade há mais de 40 anos.

Cerca de R$ 5 milhões deverão ser investidos em obras nas regiões da Rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos e Avenida José Silva Melo, no bairro Vila América; na Rua Ceará, no trecho do cruzamento com a Rua Sergipe seguindo pela Rua das Bandeiras até a Avenida Antônio Augusto Paes; na Rua dos Lírios, bairro São João; e também na Avenida Anita Costa. 

Problema antigo

O problema de alagamentos em alguns pontos da cidade como, por exemplo, a Rua Padre Izidoro e a Rua Ceará no cruzamento com a Sergipe, se arrasta por décadas. As galerias existentes são muito antigas e não suportam a grande quantidade de água dessas fortes chuvas, características desta época do ano. 

Em 2012, a Prefeitura de Votuporanga chegou a iniciar uma obra que solucionaria o problema na Padre Izidoro, mas os trabalhos não foram concluídos. Desde 2016, o Prefeito João Dado já havia listada essa obra como meta de governo e, em 2017, assim que assumiu a Prefeitura, iniciou a tentativa de captação de recursos que resultou na proposta do financiamento da obra junto a instituições financeiras, cujo projeto de lei foi aprovado pela Câmara, como citado anteriormente.

Reparos e Obras

A forte chuva registrada no fim da tarde desta quinta-feira, mais de 50 milímetros em cerca de 40 minutos, causou alguns danos em ruas da cidade que já estão sendo reparados pelas equipes da Prefeitura desde as primeiras horas desta sexta.  

No cruzamento das Ruas Sergipe e Ceará, uma equipe da Secretaria de Obras sinalizou o local por volta das 18h desta quinta-feira (14/02) e desde o início da manhã desta sexta-feira servidores da pasta permaneceram no local para realizar os reparos. Naquela região, o projeto contempla a instalação de novas galerias de águas pluviais em uma extensão de aproximadamente 220 metros que interligarão com a galeria da Avenida Antônio Augusto Paes, passando pela Rua das Bandeiras.

Outro ponto que registrou alagamento nesta semana por conta da forte chuva foi um trecho da Avenida Emílio Arroyo Hernandes, no bairro Pozzobon. O local receberá uma obra para ampliar a capacidade de escoamento de águas de chuva com instalação de novas galerias, no total, estão sendo adquiridos 370 metros de tubulação, sendo 273 metros de tubo de concreto armado de 1,2 metros de diâmetro e mais 97 metros de tubos de concreto armado de 0,6 metros. A obra ocorrerá a partir do cruzamento das Avenidas Emílio Arroyo Hernandes e Mário Pozzobon com a Rua Leonardo Commar.

Deixe seu comentário

Da Redação

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular