Egresso da UNIFEV faz da sala de aula a sua realização profissional

2 minutes, 55 seconds Read

Caio Cesar de Melo Leite, 31 anos, atua como professor em escolas particulares de Votuporanga, Fernandópolis e Cardoso

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A Geografia é uma ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra. Se dedicar a explicar essas causas e efeitos, todos os dias, se tornou uma paixão para Caio Cesar de Melo Leite, 31 anos, egresso do curso de Geografia da UNIFEV.

Formado em 2009 pela Instituição, o professor comemora e, muito, este 29 maio, data em que se celebra o Dia do Geógrafo.  “Estar em sala de aula foi a realização de um sonho. Já tive inúmeros outros trabalhos durante minha vida, só que estar com os alunos é muito prazeroso, não apenas pelo lado profissional, mas, também, pessoal. Dividir experiências, partilhar informações, compartilhar angústias do mundo é algo que motiva a continuar com os estudantes. Sempre digo que estou nesta profissão por opção e não por falta dela”.

Caio lembra que enquanto estudou na UNIFEV, os docentes sempre estiveram dispostos a ajudar na formação profissional de sua turma, tanto na área de licenciatura, quanto no bacharelado para Geógrafo. “Eu sempre frequentava os laboratórios de Geografia que ainda ficavam no Campus Sul que, hoje, abriga a Escola Sesi. Foram inúmeras as vezes que os professores do curso se esforçavam para levar o conhecimento prático para a sala de aula e mostrar os elementos em transformação na natureza e na sociedade. Isso foi imprescindível na minha formação”.

O egresso lembra que na região de Votuporanga as oportunidades surgem conforme a inovação do próprio profissional. “Na área da licenciatura a região é carente de forma geral em professores com domínio de sala e de assunto. Faltam docentes com postura e coragem para encarar uma sala de aula cheia e com muita gente desconfiada, é nesse momento que a formação foi e é essencial. Ter o domínio da disciplina e o controle de sala torna o professor especial para os colégios, principalmente, para o particular.  Não tenho o que reclamar do mercado profissional aqui na nossa região, sei que no início é bem difícil, só que tudo pode ser uma experiência ótima para descobrir talentos que você acha que não tinha”.

O curso

De acordo com as últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC), o curso de Geografia da UNIFEV é considerado um dos melhores do Brasil. Além disso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática profissional por meio de projetos e trabalhos de campo e das atividades desenvolvidas no Laboratório de Geologia (um dos maiores da região).

De acordo com a coordenadora da graduação em Geografia da UNIFEV, Profa. Ma. Marisa Maurício Carrasco Dionísio, o curso se destaca tanto pelo empenho dos alunos, quanto dos docentes. “Como dizia o autor Milton Santos, é tempo de vivenciar uma nova Geografia pode ser criada, porque o homem começa a reconhecer no espaço trabalhado por ele, causas de males que o afligem no mundo atual. É com essa perspectiva que trabalhamos em nosso curso, afinal, o geógrafo deve ser aquele profissional que enxerga o meio ambiente por inteiro, que busca encontrar um equilíbrio entre o homem e a natureza. Parabéns aos profissionais que atuam com muita responsabilidade na ciência da Terra”.

Similar Posts

%d bloggers like this: