É preciso ter ética e moral

author
3 minutes, 19 seconds Read

Refletir sobre ética e moral deveria fazer parte da rotina do ser humano. Já pensou se todos tivessem um tempo no dia, na semana ou no ano para pensar sobre como ter ética e moral? Seria fantástico, pois ao entender o assunto, seja ele qual for, é possível tomar atitudes sensatas. Então vamos refletir…

A ética está relacionada à reflexão teórica das ações do ser humano que vive em uma sociedade. A moral está relacionada às ações práticas do ser humano a partir dos valores impostos pela coletividade.

Para simplificar estes conceitos pode-se dizer que a ética é uma ciência da conduta humana e a moral é um conjunto de princípios e conceitos seguidos de acordo com cada sociedade. Alguns autores mostram a diferença entre elas em uma frase ou palavra:

Não é necessário ser um estudioso no assunto para seguir os padrões éticos e morais no dia a dia. Se alguém tiver dúvida sobre como ser ético e moral é só ter a simplicidade de perguntar a si mesmo: “Será que estou fazendo o que é correto?”, “Será que eu posaso realizar esta ação?”
Quem determina o que é certo ou errado e se deve ou não fazer é o conceito de cada um sobre si mesmo e suas atitudes na sociedade. Tem haver com respeito, caráter, sinceridade, coragem, consciência, personalidade.
Para a formação de um cidadão ético e moral é necessário que vários fatores sejam aprendidos, executados e compartilhados. O pai exemplar, a mãe cuidadosa, o irmão afetuoso, ou seja, o respeito entre as pessoas. O contexto familiar é muito importante, porém, os fatores externos podem influenciar na conduta contra a ética e moral. Quando um jovem está em “más companhias” é possível que siga o caminho errado, mas se tiver bons exemplos em casa, se lembrará deles e talvez siga os conceitos morais.
Atualmente, as redes sociais têm mostrado o lado negativo de algumas pessoas, que usam esse canal para xingar, ofender e desabafar, porém, os critérios éticos e morais não estão sendo relevantes, pois ali, apesar de ser uma página ou endereço eletrônico pessoal, todos podem ver e ler sobre a opinião alheia.
Uma publicação na rede social pode provocar danos irreversíveis. A injúria, mentira e desrespeito ao próximo com postagens infundadas são capazes de levar a vítima à morte.
Não é simplesmente falar o que sente ou pensa, a rede social tem o poder de pulverizar as notícias, sejam elas verdadeiras ou falsas, justas ou infundadas.
Ética e moral estão relacionadas à capacidade de discernir ou que se deve e pode fazer. É preciso ter cuidado com as palavras, mesmo quando são verdadeiras, elas podem ofender e causar prejuízos físicos, psicológicos, financeiros e sociais.
Não dá para dizer “Eu falo mesmo” ou “É assim que eu sou” sem pensar nas consequências. Ofender as pessoas ou ser injusto e ingrato é fazer parte da escória da sociedade em que se vive. A pessoa que reclama do trabalho, da escola do filho, do marido infiel e não age em favor de melhores perspectivas não tem caráter e por isso nunca terá ética e moral, tem que nascer de novo. Não há diploma, dinheiro ou posição social que compre o caráter, ou você tem, ou não tem.
Sejamos éticos e morais. Uma linda semana a todos!
Doutora em ciências da saúde, possui pós-graduação em fisioterapia cardiorrespiratória, pós-graduação em fisiologia do exercício e pós-graduação em saúde pública, docente universitária há 16 anos, coordenadora do curso de fisioterapia da Unifev, apresentadora do programa Opinião Saúde da TV Unifev e fisioterapeuta. Tem formação em música erudita, com piano clássico, mas também toca violino e violão.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: