Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Destaques

Docente da UNIFEV orienta sobre métodos de estudo em casa

Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio deu dicas sobre como manter a produtividade em tempos de isolamento social

A necessidade de permanecer em isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de trabalho e de estudos da maioria dos brasileiros. Na UNIFEV, com o início das férias antes do previsto, os universitários têm utilizado a tecnologia como aliada para a continuidade de pesquisas e revisão de conteúdos

Como é o caso do estudante Hiago Rodrigues de Oliveira, 19 anos, do 5º período do curso de Direito da Instituição, que com a suspensão das aulas presenciais, desenvolveu o seu próprio método de estudos. Para que o seu ritmo de universitário fosse mantido, ele estabeleceu horários regrados para pesquisas e leituras de temas relacionados a sua área.

“Apesar de lamentar a paralisação das aulas, é uma pausa válida para que todos os conteúdos sejam repassados detalhadamente. Atualmente, temos acesso a uma variedade muito grande de fontes de informação, o que facilita bastante na hora de complementar alguma teoria. Um dos materiais que tem me ajudado bastante é o acesso à biblioteca virtual Saraiva Jur, disponibilizada pela UNIFEV. Por lá, consigo encontrar doutrinas atualizadas”, disse.

Para quem assim como o estudante, está cercado com muitas informações, o docente da Instituição, Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio, separou dicas valiosas, para tornar o período mais proveitoso. “Quando estamos em casa nossa motivação para realização de atividades de pesquisa e leitura tende a diminuir. Esse cenário normalmente é agravado quando dedicamos muito tempo para acessar recursos de entretenimento, como por exemplo games, redes sociais e televisão”, destacou.

Para fugir dessas armadilhas, Bençal detalha algumas ações que podem fazer a diferença para quem está em busca de foco durante o isolamento social. “Por meio de iniciativas simples é possível aproveitar o tempo livre para se aprimorar, basta ter atitude e criatividade”.

Crie uma rotina e disciplina para estudar

Estipule uma rotina equilibrada com horários para cada atividade, definindo quais serão os momentos do seu dia destinados ao lazer e aos estudos. “Desligue a televisão e deixe seu celular em modo avião. Foco é muito importante para compreensão dos conteúdos estudados”, completou o docente.

A dica do professor é reservar no mínimo quarenta minutos de leitura pela manhã, quarenta minutos de pesquisa no período da tarde e quarenta minutos de leitura no período noturno, que somará ao final de uma semana 14 horas de atividades.

Estabeleça metas

Implante metas ou objetivos que condicionam o engajamento e estimulam a motivação com pequenas conquistas. “Fazer a leitura de um capítulo de livro por dia, pesquisar artigos relacionados aos assuntos de seu interesse e estudá-los no período de até dois dias, terminar a leitura de um livro dentro de uma semana, são exemplos de metas viáveis e significativas para manter a produtividade”, ressaltou.

Use os recursos tecnológicos a seu favor

Em tempos de isolamento social o acesso às bibliotecas ou o encontro com colegas para discutir tópicos importantes sobre disciplinas ficaram comprometidos. Para Bençal, na era da informação em que vivemos, os recursos tecnológicos surgem para romper as barreiras físicas.

“As ferramentas de busca disponíveis na internet, como GoogleYahoo e Bing ampliaram as possibilidades de acesso à informação. Em um clique, podemos visitar bibliotecas e acervos de conteúdo das maiores universidades do mundo, assistir palestras de grandes especialistas em diversas áreas, por meio de plataformas como o YouTube e o TED Talks”, disse.

Para a pesquisa de artigos científicos, o docente indica as seguintes plataformas: scielo.brscholar.google.com.brperiodicos.capes.gov.br; e bdtd.ibict.br/vufind.

Selecione o seu conteúdo

É preciso entender que nem todos os sites da internet são confiáveis, uma vez que qualquer pessoa pode compartilhar informações como bem entendem, com isso o risco de acesso a conteúdos ilegítimos é maior.

“É importante utilizar sites vinculados à instituições sérias e renomadas. Os blogs, por exemplo, geralmente disseminam informações sem base científica, portanto prefira artigos científicos publicados para trabalhos de cunho acadêmico. Além disso, utilize livros para estudar conceitos clássicos do seu campo de estudo. Atualmente, é possível encontrar muitos materiais em formatos digitais de E-Book ou Pdf”.

Reuniões online

Reunir-se com os colegas para trocar ideias e sanar dúvidas sobre os conceitos que os professores trabalharam em aula é uma excelente oportunidade de aprendizado. As restrições com relação aos encontros presenciais podem ser superadas por meio de recursos digitais, como o Google Hangouts, grupos de WhatsApplives no Instagram ou Facebook.

Cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) e jogos infantis

A UNIFEV abriu seu acervo com mais de 30 jogos e 20 cursos online para alunos e para a comunidade em geral, de forma totalmente gratuita. O incentivo é uma forma de apoio para as pessoas permanecerem em casa, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os conteúdos podem ser acessados pelos links: unifev.edu.br/cursosgratis (cursos) e unifev.edu.br/jogosgratis (jogos).

Bibliotecas virtuais

Os estudantes do Centro Universitário de Votuporanga podem complementar suas pesquisas, por meio de duas plataformas disponibilizadas pela Instituição: A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) da Pearson e a Saraiva Jur. A plataforma da Pearson, por exemplo, oferece mais de 4 mil títulos, com obras que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como Administração, Direito, Educação, Enfermagem, Engenharia, Gastronomia, Letras, Marketing e Medicina, entre outras. Já a Saraiva Jur é direcionada às áreas de doutrina, legislação e concursos, oferecendo livros a profissionais e estudantes de Direito.

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaques

Rio Preto já vacinou 116.744 pessoas contra gripe

Do total de imunizados, 92.524 fazem parte dos grupos com meta de vacinação

Rio Preto já vacinou 116.744 pessoas contra a gripe, desde o início da campanha, em 24 de março. Do total de imunizados, 92.524 fazem parte dos grupos com meta de pelo menos 90% de vacinação, estipulada pelo Ministério da Saúde. O grupo com maior cobertura vacinal é o de idosos, que atingiu 112,24%, com 64.395 pessoas vacinadas. Em seguida, aparecem os profissionais de saúde, com cobertura de 105,48%, com 19.787 pessoas vacinadas.

Entre os grupos sem meta, os que mais se imunizaram são os pacientes com doenças crônicas: 11.640. Apesar de o Ministério da Saúde não pactuar cobertura para os crônicos, a estimativa é de que o município tenha pelo menos 25 mil pacientes crônicos. “A nossa cobertura para os crônicos ainda está longe do ideal. É muito importante que esses pacientes sejam imunizados porque sem a vacina os riscos de complicações em decorrência da Influenza são maiores. Além disso, a gripe pode provocar uma descompensação da doença de base”, afirma a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

Também nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 16 de abril, foram imunizados 2.386 privados de liberdade e 180 funcionário do sistema prisional. Entre as forças de segurança 1.525 profissionais foram vacinados, além de 852 caminhoneiros e 436 motoristas de transportes coletivos. Das 116.744 doses administradas em Rio Preto, 12.559 foram pelas clínicas privadas.

Suspensão do Dia D

Neste ano, o Ministério da Saúde suspendeu o chamado “Dia D”, quando as unidades de saúde ficam abertas durante todo o dia no sábado. A terceira etapa que começaria no dia 9 será iniciada na próxima segunda-feira, dia 11. A previsão é de que 40.319 pessoas sejam vacinadas nesta etapa, sendo 26.346 crianças de seis meses a menores de seis anos, 4.044 gestantes, 665 puérperas e 9.264 pessoas com deficiência.

No dia 18 de maio, o Ministério inicia a quarta e última etapa da campanha, com a inclusão de professores e adultos de 55 a 59 anos. A campanha segue até o dia 5 de junho.

Continuar Lendo

Destaques

Após reunião com o prefeito, vereador Daniel anuncia melhorias para atendimento ao público na Caixa Federal

Durante o seu discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de Votuporanga, na sessão ordinária desta segunda-feira, o vereador Daniel David anunciou que a Prefeitura tomará, já a partir desta terça-feira, dia 5, várias medidas para garantir um melhor atendimento às pessoas que estão se dirigindo até a agência da Caixa Econômica Federal para sacar o Auxílio Emergencial do Governo Federal.
Na manhã desta segunda-feira, o vereador esteve reunido com o prefeito João Dado, que garantiu que uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias municipais foi implantada para melhorar o atendimento ao público que, desde a semana passada, vem formando longas filas e até pernoitando defronte a Caixa para garantir um melhor lugar de atendimento no dia seguinte.
Conforme o vereador Daniel informou em seu discurso, a Prefeitura de Votuporanga cederá a Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado” para que clientes da Caixa Econômica Federal esperem por atendimento a partir desta terça-feira (5/5). A solicitação foi realizada pela Agência local, por meio de Ofício nº 0364/2020, de 01 de maio de 2020, e o próprio vereador Daniel o Executivo prontamente disponibilizou o espaço, que atenderá as normas contidas em Decretos Municipais visando a redução da transmissibilidade do novo Coronavírus (Covid-19).

Para garantir a segurança e o conforto dos munícipes, está sendo realizado um trabalho conjunto entre as Secretarias Municipais da Cidade, com participação também da Defesa Civil; da Cultura e Turismo; de Trânsito, Transporte e Segurança; e da Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga – Saev Ambiental.

Desta forma, a Prefeitura de Votuporanga disponibilizará a estrutura necessária para contribuir com a espera pelo atendimento da agência, como som para a chamada de senhas e água para os munícipes que estiverem aguardando na Concha Acústica. A Defesa Civil estará no local para contribuir com a organização do atendimento.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança e a Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, realizarão o trabalho de organização e segurança para a travessia de pedestres pela rua São Paulo, sentido Caixa Econômica Federal.

A Saev Ambiental incluirá a Concha Acústica e mediações na lista dos locais atendidos para a desinfecção de ruas e calçadas usando o caminhão-pipa da Autarquia com solução de água e hipoclorito de sódio. 

É importante ressaltar que só poderão adentrar ao espaço pessoas que estiverem fazendo o uso de máscara facial, como determina também o Decreto Municipal 12.262, de 22 de abril de 2020.

Continuar Lendo

Destaques

Bruno e Humberto: solidariedade de peso

Foram arrecadados mais de R$3 mil em dinheiro, 10 mil máscaras e três toneladas de alimentos para a Santa Casa

Foram mais de três horas e meia de apresentação online, divertida e de muita música boa! O sábado já valeu à pena pela alegria, mas o propósito foi além do entretenimento. Os cantores Bruno e Humberto fizeram uma live em prol à Santa Casa de Votuporanga e a ONG dos Animais.
Com apoio da Apravel, Net Rubi, Cerveja Petra, V1, Rádio Cidade e Espeto Du Cheff, a atração contou com mais de três mil visualizações. O show despertou muita solidariedade e amor ao próximo. Os artistas arrecadaram mais de R$3 mil em dinheiro, 10 mil máscaras e três toneladas de alimentos para a Instituição, única que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. “Marcão Braz e a Arlete Lima nos procuraram para ajudar as entidades e, prontamente, atendemos o pedido. Foi uma tarde do bem, possível graças à grande parceiros e amigos que contribuíram!”, disse o cantor Bruno.

Ele reforçou o isolamento. “Fiquem em casa. A gente está por uma ação maior, mas se previna contra Coronavírus, use álcool em gel. Fé em Deus que tudo vai passar e estaremos ainda melhores e mais fortes”, complementou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “Bruno e Humberto são talentos de casa, conscientes da realidade das entidades, especialmente do nosso Hospital. Grandes parceiros, que se disponibilizaram a promover uma live de sucesso. O resultado é a doação, que será revertida em benefícios para os pacientes”, disse.

Continuar Lendo

Populares

%d blogueiros gostam disto: