Folha Regional

Dicas para um casamento de sucesso!

Olá pessoal tudo bem? gafes acontecem em qualquer festa, inclusive nos casamentos. Por mais planejado e organizado para que tudo saia perfeito, difícil não acontecer alguma gafe, mas digo isso generalizando mesmo, tanto por parte dos convidados como por parte dos noivos!

Seja um convidado que bebeu demais, um parente que se vestiu de maneira inadequada, atrasos da noiva, discursos muito longos ou posicionamentos errados.

Para evitar essas terríveis gafes, eu selecionei algumas gafes mais comuns que já presenciei em meus casamentos e como você deve evitá-las.

Dicas de sucesso para futuros noivinhos, pais e padrinhos do casal:

Atrasos: Atualmente, as mulheres que vão casar estão mais conscientes do tempo gasto para a arrumação. Fazer o noivo e os convidados esperarem é algo deselegante e até falta de respeito. Está fora de moda.

Além de deselegante é uma indelicadeza com os convidados, sem contar que muitos padres estão encurtando as cerimônias quando a noiva chega depois do horário. Para você evitar uma situação dessa, tente se organizar! Tire um dia antes do casamento e faça o percurso no mesmo horário para que possa calcular o seu tempo de chegada na igreja.

Os padrinhos são convidados de honra dos noivos e nada justifica seu atraso. Um dia antes eles devem ser lembrados pela equipe de cerimonial acerca do horário de chegada: pelo menos 30 minutos antes da cerimônia.

Mães dos noivos: As mães dos noivos devem evitar cores muito escuras e combinar entre elas qual cor usar. Cores suaves e pouco brilho é o mais indicado.

Convite: Apesar de vivermos na era digital, o convite de casamento não deve ser enviado por e-mail. Além de ser impresso, o ideal é que seja entregue pessoalmente pelos noivos. Aos convidados que moram distante, o envio pode ser realizado pelo Correio, mas os noivos devem telefonar para confirmar o recebimento.

Mão da aliança: O dedo anular da mão esquerda é o que vai receber a aliança durante a cerimônia. O problema é que não há como evitar que o noivo ou a noiva erre, por nervosismo.

Repertório adequado e regras da igreja: Os ritmos e as letras das músicas devem estar de acordo com o momento. Também deve ser observado o volume que serão tocadas. Cada igreja possui uma lista de normas específicas para as celebrações do casamento. Fique atento a elas para evitar constrangimentos.

Presentes: No caso dos noivos que já moram juntos, é comum que a lista de presentes seja substituída por depósitos em dinheiro ou passeios para a Lua de Mel. Essa informação, no entanto, não deve seguir no convite, mas ser dada num site criado para o casamento, por exemplo.

Cortar a gravata: Ainda mais nesse dia tão formal e especial. Todo tipo de gracinha provavelmente já deve ter sido feita antes – nos chás de panela, despedidas de solteiro etc. Não custa maneirar.

——-

Dicas de sucesso para convidados

Usar branco: Embora seja um assunto de conhecimento de todos, não podemos deixar de falar do uso da cor branca por madrinhas e convidadas. O branco, pérola, marfim ou “off white” são de uso exclusivo da noiva. Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá a um casamento com essa cor. Como é constrangedor ver uma convidada desfilando pelo salão de festas de vestido branco numa festa de casamento, pior ainda quando o vestido é longo, sabe aquela tal da vergonha alheia? Então, bem isso.

Bem casados, doces e arranjos de flor: Os bem casadossão servidos a todos os convidados da festa, calculamos 01 por pessoa no planejamento do evento. Levar vários, encher bolsas e bolsos com esta lembrancinha é muito indelicado. Lembre-se que todos os demais convidados querem provar também.

Sobre os docinhos: Não ataque a mesa de doces! Se for informado de que está liberada ok, sirva-se. Do contrário, não pegue docinho “Ahh o meu menino queria tanto!”. Modos, gente! A hora dos doces vai chegar. Somente há uma hipótese em que os convidados podem levar para casa: se estes fizerem parte da lembrança da festa. Portanto, nada de escondê-los em guardanapos ou nos saquinhos das sandálias oferecidas às convidadas como mimo (sim, infelizmente acontece muito!).

Assim como os doces, os arranjos de flor também não devem ser levados para casa. É comum que as bases dos arranjos sejam de vidro ou metal e essa peça geralmente é alugada! Se um convidado leva para casa, os noivos vão arcar com um custo a mais. Eu já perdi as contas das vezes que expliquei para o convidado que aqueles vasos eram do decorador e não fazia parte da lembrança da festa.

Extensão do convite: É extremamente deselegante levar à uma festa uma pessoa que não foi convidada. Ainda mais se for buffet porque eles cobram por pessoa.

Aliás, os próprios convites dão a dica acerca de seu alcance: se ali estiver escrito apenas o nome do “Senhor e Senhora”, não se deve levar filhos, netos ou amigos; só o casal foi convidado.

“Ah minha irmã não vai poder ir, vou levar uma amiga.” Se você não pode comparecer, não dê o seu convite para terceiros. Se no convite está em nome da família todos estão convidados, se está só o seu e do seu marido não queira levar sua sogra junto. Convite é intransferível.

Noivas desesperadas me ligam aos prantos, que se encontram em situações constrangedoras de convidados pedindo convites extras para membros da família como, na maioria das vezes os noivos nem conhecem essas pessoas. Falta de bom senso né?

Ir direto para a recepção sem passar na cerimônia: Acho que essa não preciso nem dizer o quão deselegante é né!? É praticamente dizer “eu só vim para comer”. Já vivenciei muitas vezes a seguinte situação: No início do casamento a igreja está vazia, no término do casamento a igreja está completamente vazia porque quase todos os convidados já saíram correndo para “pegar lugar na festa”, contudo a portaria da recepção do salão de festas encontra-se lotada e extremamente tumultuada antes mesmo da saída completa dos noivos na igreja.  Se você foi convidado para uma cerimônia de casamento faça valer a sua presença, amigos e familiares foram deixados de ser convidados para que você estivesse lá. Não seja um convidado tão indelicado, mas se caso seja inevitável, avise antecipadamente aos noivos ou seus parentes mais próximos e justifique sua falta na cerimônia, essa é uma exceção, e com certeza ficarão felizes com a sua presença somente na festa pois saberão que você se esforçou para estar presente no casamento deles.

Beber em excesso: Em qualquer evento, horário ou local, saiba a hora de parar. Beber demais é constrangedor, para você, os noivos e demais convidados. De todos os meus eventos este para mim é o mais rotineiro motivo de gafes de convidados. Resultado, noivos tristes ou preocupados com situações constrangedoras acontecendo na festa, deixam de curtir para tentar “apaziguar” esse tipo de ocorrência, chato demais.

Entre em contato comigo! Você pode me chamar de diversas formas, é só escolher uma.  Email: contato@coraeventos.com.br

Facebook.com/coraeventos

Instagram: coraeventos

Aproveite e de uma olhadinha no meu site para nos conhecermos melhor: www.coraeventos.com.br.

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe seu comentário

Cora Calaghran

Cora Calaghran

Bacharel em Turismo, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Pós-graduada em Marketing está à frente da empresa Cora Eventos Cerimonialista e Produtora de Eventos.

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular