Paulo Ricardo Venâncio
paulo.venancio@folhar.com.br
SAE registra 50 novos casos da doença em 2016; incluindo Votuporanga e municípios abrangentes
Anualmente no dia 1º de dezembro se comemora o dia mundial de prevenção à Aids, a sigla significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de estabelecer um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença e consequentemente, busca amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.
No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e seu avanço pelo país. Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV desenvolvem várias doenças, pois ele destrói os glóbulos.
Votuporanga
Desde a última sexta-feira em Votuporanga o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) DST / Aids da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da Campanha Fique Sabendo 2016, que termina hoje. Durante esse período todas as unidades de saúde do município intensificaram o teste rápido gratuito para o HIV e Sífilis. A campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento.
O diferencial deste ano é o uso do teste de fluido oral para o HIV, que é a coleta da saliva para buscar anticorpos, caso o resultado seja positivo, é confirmado com o teste do sangue, lembrando que tudo é feito na hora. Toda população interessada pode e deve fazer o teste rápido. Antes de fazer o teste, o paciente deve dirigir-se até a unidade de saúde, para obter informações e horários em que os testes serão realizados.
Documentos necessários
Para ser submetido aos exames é necessário levar documento pessoal e cartão SUS (Sistema Único de Saúde), e seguir previamente os seguintes cuidados: não praticar qualquer atividade oral 30 minutos antes do teste, como fumar, tomar café, beijar, escovar os dentes e mascar chiclete. A campanha Fique Sabendo termina hoje, mas todas as unidades de saúde e o SAE disponibilizam o teste durante todo o ano. As unidades de saúde de Votuporanga estão abertas de segunda à sexta, das 7h às 17h e mais informações podem ser obtidas no SAE, pelo telefone: 3405-1584.
Em números
De acordo com informações do SAE, desde 1991 são registrados os dados de pessoas que lidam com a doença em Votuporanga e região, no que resulta em aproximadamente 650 pacientes convivendo com a doença. Foram constatados 50 novos casos em 2016. Em 2015 foram registrados 18 casos de óbito, em 2016 até o final de novembro foram 14. É importante ressaltar que desde 1994 a epidemia centrava em mulheres e homens sexualmente ativos, há dois anos o município vive uma epidemia, como em todo Brasil, que atinge homossexuais masculinos, que fazem sexo sem proteção, com idade entre 16 a 34 anos.
Tratamento
Segundo Stela Vieira Rodrigues Lopes, coordenadora da Campanha Fique Sabendo, o tratamento no município é realizado no SAE, disponibilizado totalmente gratuito pelo SUS. “A partir do momento que a pessoa é diagnosticada na rede básica de saúde ou por meio do SAE com o teste rápido, ela já inicia o acompanhamento com a equipe multiprofissional”, aponta. “O paciente será consultado com uma médica infectologista, que vai iniciar o tratamento com o antirretroviral conhecido como 3 em 1, comprimido para ser ingerido uma vez por dia, todos os dias, permanentemente, pois ainda não há cura para a doença”, finaliza.