Destaques

Vereador Emerson Pereira visita provedor da Santa Casa de Votuporanga

Foto: Assessoria de Comunicação

Usuário do SUS, vereador esteve com Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha, para falar sobre os atendimentos do hospital

O vereador Emerson Pereira trouxe para a sessão da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (5/11), sua visita ao provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha.

Usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), o vereador quis saber um pouco mais sobre como estava sendo o atendimento do hospital nesse setor, que é o mais utilizado pela população carente, além de propor melhorias na humanização.

“Achei que o atendimento está melhorando cada dia mais. A Santa Casa busca acolhimento de excelência em prol do usuário do SUS. Sabemos que o hospital passa por sérias dificuldades, principalmente financeiras, em prestar este grande trabalho, mas não mede esforços em atender ao próximo”, falou.

Outro assunto que Emerson expôs ao provedor da Santa Casa foi a quantidade de pedidos que recebe das mulheres em vulnerabilidade social que desejam fazer laqueadura. Emerson explicou que neste ano apresentou várias indicações para que o hospital possa atender os casos de urgência, principalmente àquelas que estão prestes a dar a luz e que têm mais filhos.

“O Torrinha me contou que a Santa Casa já está cadastrada para fazer estas cirurgias, mas tudo tem que ter uma sequência de atendimentos por toda a rede de saúde do município. Primeiramente as mulheres devem ser atendidas nos consultórios municipais, que encaminham para o AME. Ao terem seus filhos, o prazo para se fazer a laqueadura é de 6 meses – este é um código de postura médica. Este período é de extrema importância para que elas decidam, junto de familiares e de psicólogos da rede, se querem ou não dar andamento no pedido”, falou. Emerson acrescentou que quando o hospital recebe pacientes com pedidos judiciais a decisão é cumprida prontamente.

O vereador analisou a visita como bastante positiva. “Sempre é bom buscar parceria, e a Santa Casa é de extrema importância na vida da população de Votuporanga. Quem ganha são os munícipes”, falou.

Homenagem

O vereador Emerson Pereira homenageou na sessão da Câmara a jovem Priscila de Souza, de 22 anos. Ela teve seu nome perpetuado em uma reserva de área verde localizada no loteamento Vila Residencial Divina de Carvalho Nogueira.

Emerson conviveu com a jovem quando ainda estudava na Escola Estadual “Prof.ª Esmeralda Sanches da Rocha”, no bairro Estação, além de ter amizade com toda família.

Priscila morreu em 2010, deixando uma filha, familiares e amigos.

Emerson recebeu os familiares de Priscila, que foram presenteados com uma muda de ipê para que plantem na reserva que dará nome a jovem. “A intenção é que, além de saberem que o nome da Priscila estará neste espaço, esta árvore simbolize a vida e a história que ela deixou na memória de todos”, encerrou.

Deixe seu comentário