Junte-se a mais de 5000 leitores inteligentes e receba a Edição Diária do Jornal Folha Regional no seu e-mail (é grátis)

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro! Após enviar, você precisará confirmar no seu e-mail a assinatura.

Destaques

Parque da Cultura terá testes rápidos de HIV e Sífilis

Foto: Ascom Prefeitura de Votuporanga

Ação gratuita realizada pela Secretaria da Saúde termina neste sábado, com atendimento à população que passar pelo Parque da Cultura, entre 16h e 20h

A 11ª Campanha Fique Sabendo termina neste sábado (8/12), em Votuporanga. Serão oferecidos testes rápidos e gratuitos para diagnóstico do HIV e de sífilis à população interessada no Parque da Cultura, das 16h às 20 horas.  A Campanha é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, em conjunto com o Programa Estadual e Coordenação Municipal IST/Aids, e estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. 

Desde o dia 3 de dezembro, os testes estão sendo oferecidos em Unidades de Saúde e alguns pontos da cidade, além de palestras e atividades educativas sobre os riscos de contrair essas doenças e a importância do diagnóstico precoce. A coordenadora do Programa IST/Aids no município, Léa Bagnola explica que o diagnóstico precoce é fundamental para realizar o tratamento o quanto antes. “Esses testes são realizados em três etapas e levam no máximo 15 minutos. Inicialmente é preenchida a ficha de atendimento. Na sequência é realizado o teste; uma picadinha no dedo, como se fosse o exame de diabetes, e por fim, a entrega do exame do resultado e aconselhamento do paciente. É importante destacar que todo o procedimento é realizado com total sigilo e discrição pelos nossos profissionais de saúde”. 

A Campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento. O Ministério da Saúde estima que 150 mil brasileiros vivam com HIV sem saber. Em 25% dos casos diagnosticados, a doença só é identificada em “estágio avançado de imunossupressão”, quando o organismo já está debilitado.

As equipes de saúde também percorreram outras instituições em busca da comunidade, assim como as unidades de saúde. Na última segunda-feira (3/12) os atendimentos foram realizados em frente ao Cemei “Amélia Lucinda de Jesus”, no bairro Pró-Povo. Os moradores do bairro foram convidados a serem submetidos gratuitamente aos testes rápidos de HIV e sífilis. 

As datas e horários nas Unidades seguirão calendário interno das equipes. Consulte o Consultório Municipal mais perto da sua residência. 

SAE

O SAE Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids possui uma equipe multiprofissional de saúde e está localizado na Rua Minas Gerais nº 1850 – bairro São João e atende pelo  3405-1584. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Dezembro Vermelho

Com o foco na prevenção, promoção e assistência aos direitos das pessoas portadoras do vírus HIV/Aids, o Senado aprovou no último mês de outubro, a Lei Nº. 13.504, instituindo a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. 

Eventos, ações e mobilizações como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, veiculação de campanhas na mídia, diversas palestras e atividades educativas serão promovidas nacionalmente e com o apoio do poder público, sociedade civil e organismos internacionais. 

Programação

Consultório Municipal   “Dr. Joel Pereira dos Santos” – Colinas

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 10 às 14h e das 15h às 16h30

Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso” – Palmeiras

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 14h às 16h

Unidade de Saúde “Daniele Cristine Lamana” – Parque das Nações

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 14h às 17h 

SAE – Serviço de Assistência Especializada “José Pedro de Oliveira”

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune” – Vila Paes

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Consultório Municipal “Dr. Martiniano Salgado” – Pró Povo

Data: 05 e 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto” – Jardim Marin          

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Consultório Municipal “Dr. Danilo Alberto V. Medeiros” – Vila América

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Consultório Municipal “Joaquim Belarmino Vieira” – Simonsen

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 7h às 16h 

Policlínica “Dr. Alberto Pesciotto” – Centro 

Data: 03 a 07 de dezembro

Horário: das 14h às 16h

Deixe seu comentário