As unidades contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, todas com aquecedor solar, o que representará uma significante economia de energia elétrica. Os terrenos medem cerca de 180m² e 43,5m² de área construída.
As casas estão totalmente prontas e a obra do conjunto habitacional está praticamente concluída, faltando apenas questões de infraestrutura como, por exemplo, conclusão do sistema de iluminação das ruas e plantio de árvores. A CDHU também está finalizando alguns procedimentos de documentação junto aos moradores. Sendo assim, a entrega, que estava prevista para acontecer nesta sexta-feira (25/8), precisou ser adiada e uma nova data será definida em conjunto entre a Prefeitura e a CDHU.
As famílias contempladas recebem auxílio da Prefeitura desde o início do programa de desfavelamento, em 2013, quando foram realocadas a imóveis alugados pela Administração, já que as novas casas foram construídas na área onde estavam instaladas as moradias irregulares (próximo ao São Cosme). Na parceria com a CDHU, do Governo do Estado, a Prefeitura doou o terreno para construção das casas e a Companhia custeou a obra, incluindo projeto arquitetônico.