Descansar é preciso

author
2 minutes, 52 seconds Read

Você trabalha o ano todo, são dias, meses, horas a fio, uma correria sem fim, sua rotina é dividida entre várias atividades, relatórios, reuniões, clientes, metas e ainda tem a casa para cuidar, lista de supermercado, almoço da família, escola das crianças, contas a pagar, limpeza da casa, roupas na máquina e tudo que envolve o dia a dia de uma pessoa comum. Todos sabem como é bom ter um emprego e uma família, mas como se dividir entre tantos afazeres?

Uma forma razoável de conseguir isso é o equilíbrio, mas ele anda meio esquecido, a turbulência de todos os dias deixa qualquer um de cabelos em pé. Pois bem, como conciliar a rotina então? Primeiro, pense na saúde, se o corpo responde positivamente à correria diária, ótimo, mas chega um momento que ele dá sinais e se forem ignorados certamente a saúde estará por um fio. Ao perceber um mal estar ou indisposição, considere a estafa como precursora dessa situação, o excesso de adrenalina no sangue por causa das inúmeras atividades do dia durante meses e até anos sem parar, faz com que o corpo sinalize, caso seja ignorado, ele falha, podendo falir de vez.

Por isso as férias são obrigatórias nas empresas com funcionários registrados, de fato, o trabalho enobrece o homem, mas não há corpo que resista ao excesso. Assim também é para quem estuda, o descanso é essencial para um bom rendimento, o cérebro precisa de tempo para registrar e assimilar informações que o estudante precisa para obter sucesso numa prova ou processo de seleção. O descanso pode ser em pequenas doses, diárias ou semanais, respeitando os limites do corpo, pois, fisiologicamente, as células que compõem essa magnífica obra de arte do corpo humano também precisam se restabelecer de um ciclo de trabalho, caso contrário, tornam-se improdutivas.

É maravilhoso trabalhar, estudar e viver a correria da rotina que escolheu para sua vida, mas nada disso seria possível sem saúde, por isso cuidar dela significa continuar em estado de graça por todo sucesso alcançado. Uma frase conhecida do economista Carlos Hilsdorf retrata a necessidade dos cuidados com a saúde, evitando o excesso de trabalho, diz assim: “Quem não tem tempo para cuidar da saúde, terá que encontrar tempo para cuidar da doença”. É fato que para muitos, trabalhar é tão prazeroso e satisfatório que nem dá vontade de parar para descansar, como diz a frase do pensador Confucio: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre o que disseram Carlos Hilsdorf e Confucio, trabalhando e descansando de acordo com os limites do corpo e da mente. Não é necessário ficar inerte na cama ou sofá para conseguir descansar, é preciso desviar o foco do trabalho, mesmo que seja fazendo outro trabalho, como afazeres domésticos ou atividades voluntárias de qualquer natureza, se isso provocar em você a sensação de prazer e satisfação, com leveza e alegria, já estará descansando. Encontre sua forma de descansar e descanse, e então estará pronto para mais uma jornada de trabalho.

Bom descanso a todos, e para os que estão de férias, como eu, ótimas férias.

Similar Posts

%d bloggers like this: