O empresário de Votuporanga, Arquimedes Carrilho Celeri, participou em Las Vegas, EUA, da reunião da American Quarter Horse Association, onde adquiriu cotas com outros empresários brasileiros de grandes exemplares da raça American Quarter Horse para trazer para o Brasil.
Desde 1992, a American Quarter Horse Association honrou as contribuições que os cavalos do rancho fizeram para a herança do American Quarter Horse, apresentando o Melhor Prêmio Remuda da AQHA para homenagear uma fazenda por levantar cavalos de fazenda em circulação. O Comitê Executivo da AQHA recentemente aprovou a adição do Prêmio internacional Best Remuda da AQHA para reconhecer também uma remessa internacional excepcional da fazenda, composta por cavalos do American Quarter Quarter.
Segundo Celeri , “Estamos muitos atrasados em questão de genética e a ideia do grupo é comercializar isso no Brasil” afirmou. Celeri tem a raça como uma paixão pois apenas duas de suas fazendas trabalha com pecuária e a tendência é colocar soja no lugar da pecuária.
Para se qualificar para o prêmio, a fazenda deve estar localizado fora dos Estados Unidos, e o membro da AQHA deve ter cinco ou mais éguas registradas do American Quarter Horse. As éguas devem ser usadas para produzir cavalos para o trabalho de rancho e a fazenda deve produzir e registrar pelo menos cinco potros anualmente. Para obter uma lista completa de critérios, veja o pedido do International Best Remuda Award.
“O Melhor Prêmio Remuda é um prêmio de prestígio e ajuda a reconhecer os fazendeiros que trabalham arduamente na criação de cavalos ranchos”, disse Craig Huffhines, vice-presidente executivo da AQHA. “A AQHA orgulha-se de apresentar o Prêmio Internacional Best Remuda a partir de 2018 para destacar ranchos fora dos Estados Unidos que estão produzindo American Quarter Horses para seu uso na fazenda”.
Um destinatário internacional anual será selecionado para receber um prêmio especialmente concebido apresentado no Round Ranch Rodeo Championship Ranch Ranch Working Ranch em Amarillo. AQHA irá anunciar formalmente o melhor vencedor internacional da AQHA em cada mês de julho.
Celeri conta que vai reservar uma de suas fazendas onde já cria cavalos quarto de milha e muares de alta linhagem para manter sua paixão.