Neste ano, o tema da Jornada é “Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades: literatura das mulheres em gênero, raça e etnia”. O encontro tem o objetivo de despertar o interesse pela leitura e pelo acesso à informação e à troca de experiências entre autoras.
Um dos destaques do evento será a presença da representante da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento Econômico na Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
Também estarão presentes: Cláudia Nigro, livre-docente em Crítica Literária e professora adjunta do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Ibilce-Unesp); Angela Senra, escritora e jornalista votuporanguense, colaboradora do portal UOL, de revistas das editoras Abril e Globo, e coautora do livro “Aprendi com meu filho” (2014); e a psicóloga Renata Cristina da Silva Ramos Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Votuporanga.
As convidadas estarão reunidas numa mesa redonda, mediada por Edilene Gasparini Fernandes, professora associada de Língua Inglesa da Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec Rio Preto), autora do livro “A Palavra do Presidente” (2011), publicado pela Editora Unesp, e coautora do e-book “Ladies First” (2015), escrito e publicado em parceria com Claudia Nigro.
A abertura oficial do evento será realizada pela secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp. Em seguida, a Jornada será apresentada por sua idealizadora e realizadora, Isabel Ortega.
Haverá ainda uma fala da presidente do Grupo Cene, a enfermeira e empresária Sueli Noronha Kaiser, e uma homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, romancista e contista expoente da literatura pós-modernista, eleita Presidente de Honra da Jornada, além de membro da Academia Brasileira de Letras, vencedora do Prêmio Camões de 2005, e indicada ao Prêmio Nobel de Literatura de 2016.
Lygia também dá nome a um prêmio criado em 2009, pela organização da Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, e que é anualmente concedido a autoras de destaque.
Sobre a Jornada Internacional de Mulheres Escritoras
A Jornada Internacional de Mulheres Escritoras é um evento idealizado pela diretora de teatro, escritora, gestora cultural e tradutora rio-pretense, Isabel Ortega, e que conta com a participação de escritoras, jornalistas, críticas e profissionais do universo literário ou que se dedicam a atividades ligadas à escrita e à comunicação.
A Jornada tem por meta criar mecanismos que possam viabilizar uma melhor e mais eficaz comunicação entre leitoras, profissionais e coletivos – como redes de escritoras e editoras criadas por mulheres –, possibilitando o surgimento de novas ideias e o despertamento de novas autoras e pensadoras.
Por meio de um diálogo aberto junto ao público, o evento promove a difusão e a divulgação de políticas culturais capazes de fortalecer e possibilitar a publicação do trabalho de autoras brasileiras no exterior.
SERVIÇO:
X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras
Data: quinta-feira (10/8)
Local: Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” – Sala Cinema Cultural
Horário: das 10h às 13h30
Evento gratuito