
Para comemorar o “Dia da Consciência Negra”, o estudante do terceiro ano do Colégio Unifev Enzzo Gabriel Carvalho Tavares, de 17 anos, apresentou o estudo da cultura afro-brasileira a colegas e professores. Esta pesquisa denominada “Dia da Consciência Negra e o que ela nos representa”, retratou também a história de Zumbi dos Palmares além da cultura afro presente no país.
De acordo como aluno Enzzo, o trabalho contou com a orientação do Prof. Me. Paulo Stipp docente da disciplina de História do Colégio.
Enzzo ainda explica que “Durante a quarentena, fui motivado diariamente pelo professor Paulo a me aprofundar no tema, com diversos conteúdos que trouxeram muitos questionamentos e a vontade de conhecer mais sobre o assunto, dando início às primeiras investigações”.
O aluno disse ainda que sua principal motivação para o estudo foi os últimos incidentes envolvendo tragédias raciais no País. “Meu principal objetivo foi buscar entender o porquê isso ainda acontece no Brasil. Para mim, foi muito gratificante ter tido esse espaço e ocupado o meu lugar de fala, como jovem negro. Infelizmente, ainda são poucas as pessoas negras em escolas particulares em todo o País, por isso, eu espero que mais jovens também tenham a mesma oportunidade de diálogo que eu tive aqui na Escola”.
Todo o trabalho desenvolvido pelo Enzzo segundo a coordenadora do ensino médio Profa. Ma. Adriana Naime Pontes Passoni, produziu muitas reflexões a todos os alunos e professores e finaliza dizendo que “Estamos muito orgulhosos dele e das suas conclusões durante todo o trabalho. Nosso objetivo como Instituição de Ensino é fomentar todos os dias a importância do combate ao racismo e contribuir com a visibilidade das lutas raciais”.
Assessoria de Comunicação Unifev.