Contraste Brasil

author
3 minutes, 26 seconds Read

“Eu fico com a pureza da resposta das crianças. É a vida, é bonita e é bonita!” (O Que É, o Que É? – Gonzaguinha)

Lindo ver o Parque da Cultura em Votuporanga, nestes primeiros dias de janeiro, lotado de gente! Pessoas caminhando, correndo, pedalando, se exercitando em aparelhos de ginástica ao ar livre, jogando futebol e voleibol de areia, peteca e muitas, muitas crianças com suas famílias se divertindo nos brinquedos instalados nas areias do Parque.

A busca pela boa saúde tem início e fim na prática da atividade física e da boa alimentação. Já dizia Hipócrates, o pai da Medicina, em 420 a. C.: “Quando acharmos a combinação certa entre alimento e exercícios, terá sido descoberto a fórmula ideal para a saúde!”

Para um profissional da saúde como eu, me enche de festa tal visão! Eis o verão, fazendo revoluções nas almas e mentes! Estimulando a prática da atividade física, a prática do relacionamento e da boa convivência. Salve Gonzaguinha!

Esse cenário esbanja alegria, motivação e pleno otimismo. E é disso que vamos falar na coluna de hoje. Sobre o otimismo.

O otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis.

Nosso país tem na sua essência o otimismo e a busca por esse equilíbrio entre o amor e a esperança. Andamos por fé e somos otimistas.

Não vejo nada de errado nisso. Somos felizes pela natureza exuberante onde moramos, pelo calor tropical e pela liberdade de convivência que temos.

Nós somos pela dedicação ao trabalho, pela responsabilidade com a família e maturidade altruísta. Veja quantas entidades beneficentes temos! É um exemplo claro de que nossa gente age também pelo amor ao próximo!

Lógico que interpretar dados estatísticos que sai na imprensa é essencial para sabermos sobre os rumos da economia, entendermos os caminhos da administração pública e os reflexos sócio-econômicos de políticas equivocadas, mas também vejo esses mesmos dados para nortear comportamentos de consumo, alinhar a relação entre investimentos e empreendedorismo consciente, e principalmente fomentar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.

Vejam alguns exemplos dessa bipolaridade de comportamento entre pessimismo e otimismo. Passamos por um Impeachment, que muitos diziam que nos levaria a um caos social! Apregoaram desobediência civil e ódio Institucional! Mas pelo contrário, vivemos Instituições estáveis e horizontes positivos para o 2º trimestre de 2017.

Estamos passando por uma vergonha nacional, relacionada às rebeliões e massacres realizados entre presos nas penitenciárias de Manaus, no Amazonas, e de Boa Vista, no Estado de Roraima, deixando claro que o sistema penitenciário brasileiro é medieval e nada ressocializante. Ausência do Estado!

Por outro lado encontramos exemplos positivos no cuidado prisional pelo bom programa carcerário do Estado do Espírito Santo, que estimulam a ressocialização dos presos por meio de educação escolar carcerária, qualificação profissional, acompanhamento psicossocial do detento e seus familiares, bem como o uso de Escritórios Sociais, que cadastram empresas para viabilizar a empregabilidade de ex-presidiários.

Vemos desequilíbrios importantes na prestação de Saúde pelo SUS em vários Estados do Brasil e ao mesmo tempo nos mostramos brilhantes pelo trabalho desenvolvido no INCOR (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas em São Paulo), que este ano completa 40 anos de excelência em cardiologia e com honrarias mundiais.

Somos decadentes e atrasados na organização e condução do Futebol Nacional (chamado Futebol Canarinho), mas ao mesmo tempo conseguimos realizar uma Copa do Mundo, Olimpíada de sucesso e uma Paraolimpíada inclusiva e vitoriosa. Somos o País do contraste!
O que facilita é que sempre haverá duas visões de mundo! Prefira a otimista! Prefira o fazer bem feito! Pode ter certeza que sua contribuição sempre impulsionará pessoas ao crescimento e a fazerem o bem!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: